Todos nós sabemos que cada pessoa é diferente uma da outra, cada ser humano tem características, personalidade, costumes, formando assim um perfil.
Em um relacionamento por serem pessoas diferentes podem existir alguns problemas financeiros exatamente pelo fato de que cada um tem um perfil.
E como administrar as finanças em um relacionamento, tendo perfil diferente um do outro?
Eu diria que a melhor maneira seria fazer uma autoanalise para se conhecer, entender e saber como você e seu conjunge lidam com o dinheiro.
Durante algum tempo eu e Raquel minha esposa, tivemos muitos problemas na vida financeira, tínhamos pensamentos diferentes em relação ao dinheiro, o que nos levou a buscar por mais conhecimento, aprender mais de como lidar com o dinheiro e nos conhecermos melhor, dar o primeiro passo em se conhecer foi o começo de uma grande mudança.
Gustavo Cerbasi um dos maiores profissionais na área de finanças pessoais escreveu em um de seus livros Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, que podemos encontrar até cinco estilos de como lidar com o dinheiro o que podemos caracterizar por perfil financeiro.
Os cinco estilos são: Poupadores, Gastadores Descontrolados, Desligados e os Financistas e vamos estudar juntos cada um deles nesse conteúdo.
Os Poupadores: o poupador é o tipo de pessoa que sabe o quanto é importante guardar e economizar para o seu futuro e para isso não se importam de restringir ao máximo os gastos atuais para poupar e o que for possível para conquistar a independência financeira.
Pontos Fortes: Disciplina e capacidade de economizar.
Pontos Fracos: Conformismo com um padrão de vida simples e restrições a novas experiências.
Os Gastadores: Esses a vida é medida pela largura, não pelo cumprimento e para eles o importante é viver o hoje, pois o amanhã pode não existir.
Pontos Fortes: hábitos poucos rotineiros e abertura a novas tendências.
Pontos Fracos: insegurança em relação ao futuro, dependência extrema da estabilidade no emprego.
Os Descontrolados: esse tipo de perfil não sabe quanto entra de dinheiro nem percebem quanto sai da conta e a cada mês parece que o dinheiro dura menos.
Pontos Fortes: é possível identificar algum?
Pontos Fracos: indisciplina, propensão a conflitos, pagamento desnecessários de juros, desorientação.
Os Desligados: gastam menos do que ganham, mas não sabem exatamente quanto. Poupam o que sobra, quando sobra. Viajam ou trocam de carro quando atingem um valor mais alto nos investimentos. Se não tem dinheiro na conta parcelam a compra e quando os extratos chegam, vão para a gaveta sem ao menos serem abertos.
Pontos Fortes: folgas financeiras, espaço para reduzir gastos, se necessário.
Pontos Fracos: incapacidade de estipular e atingir objetivos, resistência a planos que exijam disciplina.
Os Financistas: são rigorosos com controle de gastos, com o propósito de economizar. Nem sempre o objetivo é poupar; as vezes pretendem acumular para poder comprar mais pagando menos.
Pontos Fortes: Facilidade de desenvolver planos e coloca-los em pratica, seleção crítica de investimentos.
Pontos Fracos: em geral são boicotados pela família, que não se conformam com tantas minucias; se não souberem fazer entender, tornam-se uns chatos.
Outros Artigos
– https://nosbastidoresdopier.com.br/colunistas/financas-para-casais/
– https://nosbastidoresdopier.com.br/colunistas/economize-sem-perder-a-qualidade-de-vida/
– https://nosbastidoresdopier.com.br/colunistas/gastos-ocultos/
– https://nosbastidoresdopier.com.br/colunistas/excelencia-no-bolso-e-uma-questao-de-escolha/
– https://nosbastidoresdopier.com.br/colunistas/4-coisas-que-voce-aprende-com-a-educacao-financeira/