Prevenção é essencial e a imunização faz parte desse processo. A partir da próxima segunda-feira, 7/04, tem início em Barra Velha a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses estarão disponíveis nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Quinta dos Açorianos, Pedras Brancas e Sertãozinho. O atendimento será feito no horário das 8h às 11h30 durante a manhã e das 13h30 às 16h30 no período da tarde.
A enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Angelita Lourenço destaca a meta do município neste ano: “Dentro dos públicos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde, temos mais de 17 mil pessoas catalogadas para receber o imunizante. Nosso objetivo é alcançar 90% dessa população até o dia D, programado para 10 de maio”, comenta a servidora.
Neste ano, os grupos escolhidos para receber o imunizante até a data de mobilização estadual são:
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Idosos com 60 anos ou mais de idade;
* Gestantes;
* Puérperas (mães até 45 após o parto);
* Trabalhadores da saúde;
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas e quilombolas;
* Pessoas em situação de rua;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
* Trabalhadores Portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Segundo a vacinadora Rosana da Silva, após o dia D, as vacinas serão liberadas para toda a população até o fim do ano, ou enquanto durarem os estoques.
FIQUE ATENTO
Para receber a vacina será preciso apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinação, cartão do SUS, CPF ou RG. Como a vacina visa atender várias classes de pessoas, também será exigida documentação comprobatória do enquadramento em um ou mais grupos escolhidos para a campanha. Crianças e adolescentes menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.