Unidades de Saúde de Barra Velha reforçam o papel do enfermeiro na gestão

Objetivo é facilitar e direcionar o atendimento dos munícipes

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha orienta a população sobre a função dos enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde.

Na busca constante por mais resolutividade nas demandas da população, as Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros de Barra Velha trazem nesta terça-feira, 18/02, orientações práticas sobre a função dos enfermeiros do setor de Atenção Primária, porta de entrada para o Sistema Único de Saúde – SUS.

A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, explica a necessidade de se repassar tais orientações para a comunidade. “Nosso objetivo é facilitar e direcionar o atendimento dos munícipes, quando houver um problema ou uma situação técnica que precise de apoio especializado”, comenta Lilian.

A cidade conta com uma equipe de 15 servidores, atuantes apenas nas UBS. As funções exercidas incluem o cuidado assistencial por meio da oferta de consultas de enfermagem (pré-natal, puericultura e exames preventivos), e gerencial, em tudo que se refere a administração do local, como questões de recursos humanos e aquisição de materiais, além de planejar e coordenar as atividades desenvolvidas durante o período de trabalho.

A coordenadora das UBS, Renata Santos de Borba, fala da distribuição da categoria em cada região do município. “Nas áreas com maior fluxo de pessoas, contamos com dois, até três enfermeiros. Isso acontece no Centro, em Itajuba e no São Cristóvão. Nas localidades menores e no interior (Sertãozinho, Pedras Brancas, Quinta dos Açorianos, Medeiros, Rio Novo e Escalvado), temos apenas um gestor por equipe, capacitado para atender as necessidades dos moradores”, destaca Renata.

O enfermeiro, ou a enfermeira é considerado chefe das UBS. São responsáveis por todo o fluxo de funcionamento do local e possuem autonomia para a tomada de decisões técnicas e administrativas.

Deixe uma resposta

Veja também