A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha atende mais de 100 mil pessoas com o serviço de transporte do TFD.
Criado para atender a necessidade de pessoas sem condições de arcar com o custo de deslocamento até outras cidades, para retirar e realizar exames, fazer cirurgias e ir a consultas médicas especializadas no Sistema Único de Saúde -SUS, o setor de Transporte do Tratamento Fora de Domicílio – TFD de Barra Velha chega ao fim de mais um ano com o registro de 108 mil atendimentos, prestados de janeiro a novembro de 2023.
Segundo o secretário de saúde, Rogério Pinheiro, “Nestes valores estão inclusas as viagens de altas e transferências do Pronto Atendimento, por dia, transportamos mais de 300 pessoas, um grande avanço para a saúde dos barravelhenses”.
A frota da cidade conta com três ambulâncias, um ônibus de 35 lugares, uma van com 20 lugares, três carros de porte médio (7 lugares) e três pequenos (5 lugares). Esses veículos contam com o apoio de 18 motoristas.
O setor atende o público presencialmente, na sede da secretaria, localizada na Avenida Santa Catarina, nº 1443, do bairro Centro, ou ainda na Subprefeitura do bairro Itajuba, no endereço: Rua José Quintino Pereira, nº 755 – Sala 01.
Como nem sempre o paciente tem condições de comparecer até estes locais, a solicitação pode ser feita por terceiros ou familiares, basta trazer os seguintes documentos: guia com as informações do TFD, procedimento marcado, cartão do SUS e RG do paciente.
A atendente do setor, Arielle Caroline, explica: “Nas situações em que o paciente tenha que se deslocar exclusivamente de ambulância, o agendamento precisa ser feito na secretaria”.
Arieli também reforça que, “por meio do serviço ofertado, os moradores têm acesso a 22 municípios no estado de Santa Catarina, e Curitiba no Paraná (após parecer jurídico e da assistência social para comprovar a necessidade)”.
Entre as especialidades já contempladas pelo serviço destacam-se a cardiologia, oftalmologia, urologia, pediatria, ginecologia, oncologia, dermatologia, ortopedia e nefrologia.









