Com o patrocínio da Termotécnica e de entidades e empresas parceiras, foi lançada oficialmente a 12ª Semana Lixo Zero em Joinville, nesta semana.
A programação especial da Semana Lixo Zero vai ser realizada entre os dias 18 e 26 de outubro, envolvendo empresas, escolas, coletivos e a comunidade em dezenas de atividades.
Um dos pontos altos do lançamento foi a palestra do escritor e especialista em sustentabilidade André Carvalhal, que trouxe uma mensagem de impacto para o público presente no evento.
Com sua linguagem acessível e provocadora, ele destacou a urgência de repensar hábitos de consumo e a necessidade de um novo olhar sobre a relação entre pessoas, empresas e meio ambiente.
Na abertura do lançamento, o gerente de marketing da Termotécnica, Thiago Hess, em seu discurso, reforçou a importância da economia circular e a responsabilidade de cada cidadão no descarte correto dos resíduos.
“Talvez nem todos saibam, mas o EPS mais conhecido como isopor* é totalmente reciclável. Joinville já é a cidade que mais recicla o material em todo o Brasil e o nosso desafio é expandir essa prática para outras regiões”, afirmou ele.
De acordo com Hess, a Termotécnica tem levado a experiência da Semana Lixo Zero para outras unidades da companhia, em cidades como Petrolina (PE) e Manaus (AM), ampliando o alcance da mensagem de educação ambiental.
Ele também destacou a gincana escolar com a rede pública de ensino de Joinville que, apenas no ano passado, resultou na coleta de mais de 700 quilos de EPS.
Além do trabalho com o EPS, a Termotécnica tem apostado em inovações sustentáveis, como bandejas produzidas a partir de bagaço de cana, apresentadas durante o evento, conhecidas como DaColheita Bio.
“O plástico está presente no nosso dia a dia e o que acreditamos é que, com educação ambiental, ele pode e deve ser descartado corretamente, garantindo sua reciclagem após o uso”, ressaltou Hess.
No evento de lançamento, a Termotécnica apresentou as conservadoras DaColheita Bio e também as embalagens pós-consumo que ganham nova vida a partir da economia circular na prática, conhecido como Repor, o Poliestireno Circular da Termotécnica.
Nas 11 edições anteriores, a Semana do Lixo Zero mobilizou mais de 120 mil pessoas e encaminhou corretamente 120 toneladas de resíduos ao longo de sua história.
Reconhecida duas vezes como a maior Semana Lixo Zero do Brasil, a iniciativa também já gerou impacto econômico estimado em R$ 1 milhão, provando que desenvolvimento e preservação ambiental podem caminhar juntos.
Mais uma vez, Joinville se consolida como referência nacional na construção de um futuro mais equilibrado e sustentável.
Palestra sobre sustentabilidade
O escritor e especialista em sustentabilidade André Carvalhal ressaltou que sustentabilidade não é apenas reciclagem ou compensação de impactos, mas sobretudo uma mudança de mentalidade.
“Estamos acostumados a enxergar as consequências, mas precisamos agir nas causas. Cada escolha individual é uma decisão coletiva que molda o futuro do planeta”, pontuou o especialista.
Ao relacionar moda, comportamento e meio ambiente, áreas em que construiu sua trajetória, Carvalhal chamou a atenção para a responsabilidade compartilhada.
Segundo ele, negócios que não se adaptarem a essa nova consciência perderão relevância, assim como consumidores que não repensarem suas práticas estarão contribuindo para agravar a crise ambiental.
A palestra reforçou o propósito da Semana Lixo Zero: mobilizar a sociedade em torno de atitudes concretas, colaborativas e transformadoras.
“Não basta apenas imaginar um mundo melhor, precisamos construí-lo juntos, agora”, concluiu Carvalhal.