Para combater práticas racistas dentro do sistema municipal de ensino, Araquari criou o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) – Sankofa.
O termo Sankofa vem da língua twi, de Gana. San significa voltar; Ko significa ir e Fa, buscar.
O Grupo tem como objetivo pesquisar, observar, analisar e instituir metodologias interdisciplinares para o assessoramento dos professores e da Secretaria de Educação, e vai atuar como apoio na temática das questões étnico-raciais, em especial sobre a África, América, Cultura, História, Literatura e Arte africana, afro-brasileira e indígena em ações pedagógicas.
Seminário Novembro Negro – “Raízes que Inspiram”
Para celebrar o mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação realiza no dia 12/11 o Seminário Novembro Negro. Neste ano o tema será “Raízes que Inspiram”.
O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Araquari, das 8h às 17h. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo link: https://forms.gle/eLk8RiAHQeTozLur6
Dois palestrantes trazem temas de relevância para o contexto atual. A professora Jandinara Cristina Soares falará sobre Educação Antirracista e o Papel do Profissional da Educação.
Já o palestrante, Eduardo Garcia falará sobre a Sociologia da ancestralidade: Corpo, Território e Educação Quilombola.
No dia também serão realizadas apresentações culturais pelos estudantes dos Centros de Educação Infantil Cinderela e Pequeno Príncipe, além da apresentação dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas escolas do município sobre o tema “Educação para as Relações Étnico-Raciais: Tecendo saberes entre a escola e as raízes quilombolas de Araquari”.
Homenagem
No dia 12/11 o professor de Educação Física Sanderlei Luís da Conceição, também será homenageado, em representação a todos os profissionais negros de Araquari que dedicaram a vida ao ensino. Sander, como é conhecido pelos alunos, iniciou na Rede Municipal de Educação em 01/03/1994 e acumula mais de três décadas de trabalho. Pós-graduado em Treinamento Desportivo e Saúde, ele também conquistou títulos no atletismo, sendo cinco vezes campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina na prova de salto em distância, além de campeão brasileiro escolar e campeão brasileiro universitário. Foi ainda vice-campeão sul-americano no salto triplo e campeão brasileiro juvenil no salto em distância.
Seu exemplo de dedicação, disciplina e superação inspira gerações de estudantes e profissionais, reforçando o valor da educação e do esporte como caminhos de transformação e construção de cidadania.























