Mineiração Nilson
Marina da Glória

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Mineiração Nilson
Marina da Glória

São Francisco do Sul sedia Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Litoral Norte Catarinense

São Francisco do Sul será sede, no dia 7 de novembro, da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Litoral Norte Catarinense, que reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e produtores rurais para debater o futuro do campo na região

São Francisco do Sul será sede, no dia 7 de novembro, da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Litoral Norte Catarinense, que reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e produtores rurais para debater o futuro do campo na região. O evento acontece das 8h30 às 14h, no Cine Teatro X de Novembro, e tem como objetivo construir propostas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável.

O território envolve os municípios da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), como Balneário Barra do Sul, Garuva, Araquari, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul, que estarão representados no encontro. Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência faz parte de um movimento nacional que busca repensar a produção, a distribuição e o consumo de alimentos de forma justa, saudável e sustentável.

Durante o evento, serão debatidos temas como mudanças climáticas, transformação agroecológica dos sistemas alimentares, reforma agrária e direito à terra e à água, cidadania e bem viver, além da participação popular na gestão das políticas públicas. As propostas construídas coletivamente pelos participantes serão levadas à 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Santa Catarina, que acontece em dezembro, em Lages, e posteriormente à etapa nacional, prevista para março de 2026, em Brasília.

A conferência também reforça a importância da autonomia econômica das mulheres rurais, da participação da juventude e da valorização dos povos e comunidades tradicionais, temas transversais que estarão presentes em todas as discussões.

Organizada pela Secretaria de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários de São Francisco do Sul, em parceria com a Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e apoio dos municípios do território, a conferência é aberta ao público e tem inscrições gratuitas que podem ser veitas pelo link: https://forms.gle/RajjJPpHAgCjXoNu7.

De acordo com a secretária Sueli Marcondes, o encontro é uma oportunidade para que os francisquenses e representantes dos municípios vizinhos contribuam com ideias e propostas que irão orientar as políticas públicas para o campo nos próximos anos. “São Francisco do Sul tem orgulho de sediar essa conferência e de ser protagonista na construção de um futuro mais justo, produtivo e sustentável para o nosso meio rural”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Cabral Climatização
Energia Racional
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Pet Shop Yakusa
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)