Saiba como são as aldeias do Povo Guarani na região de Joinville

O mutirão de construção da Opy é um acontecimento muito importante ao modo de vida guarani

Compartilhar:

Saiba como são as aldeias do Povo Guarani na região de Joinville

O mutirão de construção da Opy é um acontecimento muito importante ao modo de vida guarani. É neste processo que se aprende sobre a infraestrutura comunitária, a organização social, técnicas e habilidades. Com a Opy pronta, é hora de entrar e aprender também sobre educação, saúde…

Desde antigamente até os dias de hoje, a educação guarani é iniciada através das falas dos mais velhos, em rodas de conversa na Opy, casa de reza e espaço comunitário. Os mais velhos são como bibliotecas vivas, que ensinam através da oralidade e das suas práticas os ensinamentos para todas as crianças e jovens nas aldeias.

Atualmente, a população indígena nos municípios de Garuva, Joinville, Araquari, Barra do Sul e São Francisco do Sul, com aproximadamente mil pessoas, utilizam um centro de saúde especializado, chamado Polo Base, vinculado ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), localizado em Araquari e que enfrenta precariedades no momento.

Na cultura guarani existem dois tipos de doenças: a espiritual e a doença do não-indigena, que envolve febre, por exemplo. Mas a doença espiritual somente o xamoin kuery (pajé) sabe curar.

Por isso é tão importante que possamos continuar construindo a Opy, com materiais tradicionais, para que o xamoin kuery (pajé) possam continuar a ensinar as crianças e a cuidar daqueles que precisam de cura.

Fonte Original | O Município Joinville

Deixe uma resposta

Compartilhar: