A criatividade e o talento dos alunos de São Francisco do Sul colocaram o município em destaque nacional mais uma vez. No total, quinze projetos de doze unidades escolares municipais foram selecionados como finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025, iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal que reconhece ações inovadoras em educação com foco em sustentabilidade e meio ambiente.
Na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, estão entre os finalistas os CMEIs Peixinho Dourado, Estrelinha do Amanhã, Pantera Cor de Rosa e Frei Martinho, além das escolas Carlos da Costa Pereira, Morro da Cruz, Ida Beatriz Brunato de Camargo (com dois projetos) e Dr. Rogério Zattar. Já na categoria do 3º ao 9º ano, se destacaram o CAIC Irmã Joaquina (com dois projetos), as escolas João Dias, Antônio Canuto e Álvaro Tancredo Dippold.
Ao todo, foram 150 projetos selecionados em todo o país, e os vencedores serão conhecidos no dia 3 de novembro, em Belo Horizonte (MG). O prêmio vai destinar R$ 120 mil para as escolas, professores e estudantes mais bem colocados, incentivando a continuidade das iniciativas e investimentos em melhorias educacionais.
O reconhecimento não é novidade para os francisquenses. Em 2023, alunos da Escola Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, no Majorca, venceram a premiação com o projeto “Dengue: nem sempre o mosquito é o vilão”, conquistando um laboratório de robótica para a unidade.









