A manhã do último sábado, 27, foi marcada pela solidariedade. O projeto ‘Doação Legal’ levou 24 moradores para doar sangue no Hemosc, em Joinville. O setor de Transporte da Secretaria da Saúde foi responsável pela viagem de ida e volta, com a oferta de veículo e motorista para os voluntários de todas as tipagens sanguíneas. Cada doação feita salva até quatro vidas.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, fala sobre as próximas datas de ida ao hemocentro. “Essa parceria e cuidado é um compromisso dessa gestão. No próximo dia 25 de outubro faremos uma nova viagem”, destaca Lilian.
Celisa Vetorassi, responsável por captar as pessoas interessadas no programa do município, fala sobre a regularidade das visitas ao banco de sangue.
O ‘Doação Legal’ nasceu para atender e alinhar a demanda de doadores voluntários da cidade com a agenda do Hemosc, que atende em finais de semana alternados. Quando não conseguimos lotar um ônibus com 25 vagas de 15 em 15 dias, a rotina é alterada para 30 dias”, explica Celisa.
Após a chegada no Hemosc, os voluntários são recepcionados com um delicioso café da manhã. Em seguida, começa um processo de avaliação rigorosa: no cadastro inicial, eles respondem a perguntas pessoais e questões gerais de saúde para saber se estão de acordo com o perfil do novo doador ou se já são doadores e estão aptos a doar naquele dia. Na sequência, documentos de consentimento são preenchidos, é feita uma avaliação clínica com testes rápidos e se os parâmetros de saúde estiverem em dia a doação de sangue é feita. Por fim, cada voluntário recebe um lanche, servido no local.
O morador Marcelo Ezequiel da Silva tem mais de 30 doações em seu histórico. Há 20 anos ele pratica o gesto de amor ao próximo e deixa o apelo para o público masculino. “É gratificante saber que estou ajudando alguém, mesmo sem conhecer essa pessoa. Vejo muito poucos homens engajados nessa causa, por isso, homens, vamos doar sangue!”
A inscrição como doador voluntário é feita apenas por whatsapp, com o número 47 99637-9447, no horário das 8h às 12h da manhã e das 13h às 17h no período da tarde.
QUEM PODE DOAR
A doação é diferente para cada público. Mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de 90 dias entre as doações, enquanto homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de 60 dias entre as coletas.
Confira abaixo os requisitos necessários para ser um doador:
* -Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
* ·Estar bem de saúde;
* ·Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
* ·Autorização dos pais no caso de doação de menores de 18 anos (entre 16 e 17 anos e 11 meses);
* ·Pesar mais de 50 kg;
* ·Não ser usuário de drogas;
* ·Não estar grávida ou amamentando;
* ·Não ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
* ·Estar bem alimentado, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação;
* ·Portar documento original com foto;
* ·Não fumar duas horas antes da doação;
* ·Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.























