A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Educação, lançou, no dia 11 de setembro, o projeto “África em Nós: raízes, identidades e resistências”. A iniciativa, integrada à PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnicos Raciais e Educação Escolar Quilombola) tem como objetivo desenvolver ações nas escolas para superar as desigualdades étnico-raciais, entrelaçando no currículo a temática, de maneira prática.
O lançamento ocorreu durante o I Seminário Municipal de Educação para Relações Étnico Raciais, realizado no CIC, com a participação de especialistas e professores e diretores da Rede Municipal de Ensino.
O secretário adjunto de Educação, Júlio Michael Borato, destacou que o fortalecimento das práticas educativas voltadas às relações étnicos-raciais é uma reparação histórica, de uma valorização cultural, e de um compromisso com a verdade, com a justiça e com a formação integral dos nossos alunos.
“Vivemos num país que foi edificado, em grande parte, com a força, o trabalho, o conhecimento e a criatividade de povos africanos. Da agricultura às artes, da música à matemática, da culinária às danças, das religiões às tecnologias, a contribuição africana está presente em cada canto da nossa sociedade”, disse.
De acordo com a diretora de Gestão Escolar, Eliane Coimbra, o Seminário foi um encontro de reflexões e ações a serviço da identidade e diversidade. “Juntos queremos construir uma educação mais inclusiva, consciente e transformadora”, pontuou.
“Vale ressaltar que foi elaborado um extenso plano de ação que será aplicado nas unidades de nosso município para a consolidação de uma educação antirracista e democrática, conforme orientações nacionais e normativas locais”, concluiu Júlio Michael.
Texto: Vânia Voltolini
Fotos: Habina Silva









