A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária de Navegantes deu início, nesta semana, à distribuição de calcário agrícola do Programa Terra Boa 2025. A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Epagri, tem como objetivo melhorar a produtividade das lavouras e fortalecer a agricultura familiar na região.
O secretário de Agricultura, Lorival Kempner, afirma que cerca de 50 famílias serão beneficiadas nesta etapa do programa. “Navegantes tem como base agrícola o cultivo de arroz e banana, além de atividades pecuárias. Cada produtor poderá receber até 30 toneladas de calcário, produto essencial para corrigir a acidez do solo e aumentar a absorção de nutrientes pelas plantas”, diz.
Ele destaca que, inicialmente, a prioridade de entrega será para os produtores que não foram atendidos no ano anterior.
Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri, Rodrigo Otto, para ter acesso ao benefício, os agricultores devem procurar a Secretaria de Agricultura e Pesca, apresentar o cadastro de Produtor Rural no município e entregar uma análise de solo atualizada, com no máximo, dois anos. “Essa análise é fundamental para garantir safras mais saudáveis e produtivas, pois, de forma geral, nosso solo é ácido e o uso do calcário é indispensável para reverter essa condição e garantir melhores colheitas”, esclarece o engenheiro.
Já o assessor estratégico Jardel Amaral Cowboy, explica que o transporte do calcário, desde a mineradora até as propriedades rurais, será realizado gratuitamente pelo município. Para isso, o produtor precisa preencher uma requisição, após obter a Autorização de Retirada (AR) junto à Epagri. A logística será coordenada com o apoio do Programa da Patrulha Agrícola Municipal (Propag), que já conta com maquinário e implementos disponíveis para atender à demanda.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária de Navegantes, pelo telefone (47) 3185-2379.
Texto: Maila Santos SC 01773/JP