Mineiração Nilson
Marina da Glória

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Marina da Glória
Mineiração Nilson

Prevenção: Procon de Navegantes orienta sobre bebidas alcoólicas adulteradas com metanol

Apesar de não haver registro de casos em Santa Catarina, órgão faz ação preventiva para instruir consumidores e comerciantes.

O Procon de Navegantes elaborou um documento orientando consumidores e comerciantes sobre medidas preventivas quanto à adulteração de bebidas alcoólicas com metanol. Ainda que não tenham sido registrados casos de contaminação em Santa Catarina, a medida visa informar a população sobre a situação que vem sendo registrada em alguns estados brasileiros.

Segundo o Procon, os consumidores devem se atentar a bebidas com erro de ortografia ou falhas de impressão nos rótulos, lacres violados, frascos com rebarbas ou tampas frouxas, ausência de CNPJ ou data de validade, presença de odor atípico e preços muito abaixo do mercado ou vendas em pontos informais. Além disso, a recomendação é que se faça a compra de bebidas exclusivamente em estabelecimentos comerciais legalmente autorizados e que emitam documento fiscal. 

Entre os sintomas mais comuns dentro das 12 horas iniciais de ingestão do metanol estão tonturas, náuseas, vômitos, dores abdominais, dor de cabeça intensa, visão turva, sonolência, suor intenso e alterações respiratórias. 

Caso o consumidor tenha feito uso de bebida potencialmente adulterada ou apresente um desses sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente, além de denunciar a situação ao Procon e, se possível, guardar as embalagens, nota fiscal ou qualquer evidência da bebida e do local de consumo. Também devem ser acionados os canais oficiais de emergência como o Disque Intoxicação da ANVISA (0800 722 6001) ou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina – CIATox/SC (0800 643 5252 – atendimento 24h). 

Aos estabelecimentos, recomenda-se a atenção redobrada ao cumprimento das obrigações relacionadas à regularidade documental, à rastreabilidade das mercadorias e à verificação cautelosa dos itens expostos e comercializados. 

“O processo de aquisição de bebidas alcoólicas deve restringir-se a fornecedores formalmente constituídos, regularmente inscritos no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), com emissão obrigatória de nota fiscal eletrônica, conferência rigorosa da respectiva chave de acesso e verificação de outros elementos que permitam atestar a idoneidade e a conformidade sanitária do fornecedor”, detalha Gustavo Ghidorsi, gerente de fiscalização do Procon. 

“Durante o recebimento das mercadorias, orienta-se a adoção de procedimentos padronizados de controle, com dupla verificação da integridade dos lotes, embalagens e rótulos, bem como conferência minuciosa entre os dados constantes na nota fiscal e as informações efetivamente apresentadas no produto, tais como marca, número de lote, volume, validade e teor alcoólico declarado”, complementa. 

Confira a nota orientativa do Procon de Navegantes na íntegra clicando aqui.

Atendimento ao consumidor

O Procon de Navegantes realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar para almoço, na Av. José Juvenal Mafra, 498 – Centro. Para registrar reclamações, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a relação de consumo.

Também é possível registrar ocorrências de forma eletrônica, pelo site www.consumidor.gov.br ou pelo e-mail procon@navegantes.sc.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 151, pelo número (47) 3342-9500 ou ainda pelo WhatsApp (47) 99290-1398 (somente mensagens).

Riscos do metanol

O metanol (álcool metílico) é um composto químico altamente tóxico para o organismo humano, cuja ingestão acidental ou intencional, ainda que em pequenas doses, pode ocasionar convulsões, coma, cegueira irreversível, insuficiência renal, pancreatite, arritmias, falência multissistêmica e até a morte. 

Casos confirmados

Nos números oficiais, em todo o país, até quinta-feira (2), o Ministério da Saúde havia registrado 11 casos confirmados de intoxicação por metanol, com outras 48 notificações de suspeita. Uma morte foi confirmada e outras sete seguem em investigação. 

Texto: Rodrigo Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Grupo Barra Seg
Energia Racional
Cabral Climatização
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Pet Shop Yakusa
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)