Em mais uma iniciativa para modernizar a saúde pública no município, a Prefeitura de São Francisco do Sul e o Hospital Municipal São José firmaram um acordo para digitalizar todo o processo de encaminhamento de cirurgias eletivas. A medida, discutida em reunião nesta semana entre as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do hospital, visa agilizar o atendimento e reduzir a burocracia para os pacientes.
Até então, os usuários do sistema público de saúde precisavam levar pessoalmente a documentação necessária — incluindo a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) — para dar entrada no agendamento de procedimentos cirúrgicos. Com a nova sistemática, toda a tramitação passará a ser feita de forma digital, eliminando a dependência do transporte físico de papéis e minimizando riscos de extravio ou atrasos.
A informatização do fluxo é considerada um avanço significativo na organização do serviço. Além de garantir maior segurança no processamento dos dados, a medida deve encurtar prazos entre a solicitação e a realização das cirurgias.
A iniciativa integra um conjunto de ações da gestão municipal para melhorar a qualidade do atendimento na rede pública. Nos últimos anos, São Francisco do Sul tem investido em tecnologia e parcerias para ampliar o acesso a serviços essenciais, como consultas especializadas, exames e agora cirurgias eletivas. Tais medidas representam um avanço importante na desburocratização dos processos, promovendo mais agilidade, segurança e organização no encaminhamento das cirurgias eletivas, além de reduzir o tempo de espera e facilitar o acesso ao serviço.
A Prefeitura de São Francisco do Sul reforça seu compromisso com a melhoria contínua da saúde pública, investindo em soluções modernas que colocam o cidadão no centro do cuidado.