A Prefeitura de Araquari, publicou nesta segunda-feira (13/10) a dispensa de licitação (110/2025) para contratação de uma empresa especializada para realização do concurso da Guarda Municipal, com orçamento de R$ 298.710,00.
Serão ao todo 12 vagas para contratação imediata, mais cadastro reserva, respeitando a cota de 10% destinada às mulheres. A formação exigida é o Ensino Médio, e não há limite de idade.
A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC) será a responsável pela aplicação das provas, previstas para acontecer no primeiro semestre de 2026.
Para Lucas Brojan, membro da Comissão Organizadora, a dispensa de licitação por parte da Prefeitura de Araquari observou a importância da comprovação de experiência por parte da empresa contratada para realização deste concurso na área da segurança.
“A Guarda Municipal de Araquari será uma Guarda armada, e a contratação exigirá a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF), entre outros requisitos, então, é de extrema importância que a empresa organizadora do concurso comprove ampla experiência no ramo”.
Para o Prefeito Gordo Jasper, a Guarda Municipal de Araquari terá como missão a preservação do patrimônio material da cidade.
“Hoje Araquari sofre com ações recorrentes de vandalismo, e investir no concurso público da Guarda é uma forma de economizar, para que prejuízos como o que testemunhamos no CEI Marise Travasso, no mês passado, não se repitam. São arrombamentos, furtos e outras situações que provocam além de um desgaste financeiro, também uma sensação de insegurança e impotência, que não podemos permitir”.
A criação da Guarda Municipal de Araquari foi prevista na Lei Complementar nº 418/2023. Entre as atribuições da Guarda está o patrulhamento preventivo, zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do município; e cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades.























