Dar o primeiro passo para registrar um boletim de ocorrência nem sempre é fácil. Esse ato de denunciar a violência exige coragem. Para que as vítimas sejam acolhidas e amparadas, a delegacia de Polícia Civil de Araquari inaugurou nesta terça-feira, dia 14 de novembro, às 14h30, a sala lilás.
O boletim será registrado por uma equipe especializada composta por policiais mulheres.
O objetivo é garantir um atendimento humanizado para que mulheres vítimas de violência doméstica se sintam confortáveis e tenham a privacidade e intimidade preservadas.
De Janeiro a Novembro Araquari registrou 403 boletins de violência doméstica, incluindo ameaça, lesão corporal, crimes contra honra, descumprimento , perseguição e outros. 73 viraram inquéritos policiais.
A faixa etária que mais teve coragem em denunciar foi de 25 a 34 anos (30%), seguida de 35 a 44 anos ( 25%) e 45 a 59 anos (15%).
Segundo a delegada, Georgia Bastos “a sala Lilás representa o compromisso da Polícia Civil com a mulher vítima de violência doméstica que merece um ambiente humanizado por meio de um espaço físico mais acolhedor”.
A sala fica na Delegacia de Polícia de Araquari, localizada na rua Prefeito Itamar Bertino Cordeiro, 51, Centro. O horário de atendimento é das 12h às 19h.