Penha se tornará cidade inteligente após concessão administrativa de iluminação pública, telecomunicações e usina fotovoltaica

Contrato assinado entre a Prefeitura e a Quantum Engenharia nessa quarta, 18 de dezembro, marca uma nova era da iluminação pública em Penha.

Compartilhar:

A Prefeitura Municipal de Penha homologou licitação e se prepara para a assinatura de contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente, tornando-se o segundo município do Estado a licitar uma concessão administrativa envolvendo iluminação pública, telecomunicações e usina fotovoltaica. O projeto visa atrair mais de R$40 milhões em investimento para o município, garantindo uma economia mínima aos cofres públicos de mais de R$33 milhões.

A empresa vencedora do certame foi a Quantum Engenharia, que deverá realizar todos os investimentos necessários para a implantação e modernização do escopo contratado. A assinatura do contrato foi feita em ato no auditório da Policlínica, localizado na Av. Eugênio Krause, 2265 – Centro nesta quarta-feira (18), às 16h.

A Parceria Público-Privada tem soluções tecnológicas propostas de eficiência, operação e manutenção de 100% dos ativos de Iluminação Pública utilizando luminárias de LED; implantação, operação e manutenção de infraestrutura de telecomunicações por fibra óptica para suprir a demanda de internet de 63 edificações públicas e 13 pontos de acesso gratuito ao WI-FI para toda a população; implantação do sistema de videomonitoramento integrando os 201 locais de monitoramento por câmeras inteligentes; além de implantação de Usinas Fotovoltaicas de Geração Distribuída para compensação de créditos de energia dos consumo das unidades consumidoras de responsabilidade do Município de Penha.

“A concessão visa melhorar a qualidade, uniformidade e eficiência dos serviços do Município de Penha, reduzir o consumo anual de energia elétrica, otimizar os custos de operação e manutenção dos ativos, auxiliar na manutenção da segurança pública e promoção do bem-estar social”, finaliza o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

Deixe uma resposta

Compartilhar:

">