Os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Penha recebem palestras sobre empreendedorismo ao longo da primeira semana de agosto. A iniciativa da Sala do Empreendedor e da Secretaria de Educação é o primeiro passo do Projeto Mentor da Comunidade, que visa proporcionar orientação vocacional junto à mentores voluntários.
A palestra sobre empreendedorismo auxilia no despertar da vocação dos alunos, por meio de conversa, apresentação de cases e aplicação de teste vocacional nas escolas Ivone Nympha Maia Adriano, João Antônio Pinto, João Batista da Cruz e Rubens João de Souza.
A próxima etapa, prevista para 2026, envolve o cruzamento entre o perfil dos aluno, descoberto por meio do teste vocacional, e a experiência de mentores voluntários da comunidade local, formando núcleos temáticos de desenvolvimento profissional.
“Buscamos criar uma rede colaborativa entre escola, família e comunidade para despertar nos alunos o interesse por profissões conectadas com seus talentos. Acredito que todo jovem carrega um potencial único, e que todo adulto pode ser inspiração viva para esse despertar”, destaca a responsável pela Sala do Empreendedor, Ana Paula Ramalho Viana.