O Outubro Rosa é o mês de mobilização social para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Essa campanha é considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher do câncer de mama e câncer do colo do útero, e por isso a Secretaria de Saúde prepara ações de conscientização, palestras e mutirões de exames.
Neste sábado (18/10) a Saúde organiza o mutirão de mamografia, com estimativa de atender 50 pacientes mediante agendamento, além de mutirão de coleta de preventivos e encaminhamento para mamografia nas UBS’s. Também no sábado a Policlínica organiza mutirões de exames preventivos, palestra com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, distribuição de panfletos e laços rosas.
A Saúde ainda organiza palestras sobre saúde da mulher, rodas de conversa e decorações nas UBS’s. O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, destaca que o câncer de mama e o câncer do colo do útero são dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, mas existe prevenção e tratamento para eles.
“Importante frisar que o SUS oferece todo o suporte nesses casos, desde as consultas até os exames. Alimentação saudável e atividade física podem reduzir os riscos, e temos diversos projetos na nossa saúde, além de que a prevenção do câncer de colo de útero é feita pela vacina HPV, e meninas e meninos de 9 a 14 anos devem se vacinar em qualquer UBS da cidade”, pontua.
O câncer de mama tem mais de 73 mil novos casos por ano, e a mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos, enquanto o câncer de colo de útero são registrados mais de 17 mil novos casos por ano, e o exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 anos a 64 anos, a cada 3 anos.























