Mineiração Nilson
Marina da Glória

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Marina da Glória
Mineiração Nilson

Operação Verão da Polícia Civil monta base de apoio em Araquari para reforçar segurança na região dos balneários

Foi lançada na tarde desta quinta-feira (13/02) a quarta etapa da Operação Estação Verão, da Polícia Civil.

Foi lançada na tarde desta quinta-feira (13/02) a quarta etapa da Operação Estação Verão, da Polícia Civil. O evento, que aconteceu na Delegacia Regional de Joinville, marca a vinda de reforços para a região. Ao todo, 16 policiais civis vão atuar na região Norte até o dia 04/03/2025.

Os policiais vão ajudar a desafogar inquéritos em andamento, reforçar as investigações e trabalhar em ações preventivas.

O litoral apresenta uma grande demanda por serviços públicos, em especial no verão, devido a presença dos turistas. Identificamos que ocorre um aumento de 20% de aviões pousando em Santa Catarina, já os carros locados aumentaram 20%, e os cruzeiros aumentaram 117% nesse período. Segundo o Secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, com base nesses números foi identificado que houve uma necessidade de aumento de 35% no efetivo nessas regiões durante o verão. “Esse reforço policial ficará situado em Araquari, por uma questão estratégica de deslocamento, prevendo o reforço das estruturas policiais de Itapoá, Araquari, São Francisco e Balneário Barra do Sul”.

De acordo com o delegado regional da Segunda Delegacia de Polícia Civil de Joinville, Rafaello Ross, esse reforço de 16 policiais, mesmo que temporário, é bem vindo. “Uma estratégia foi montada concentrando o efetivo em Araquari, já pensando no deslocamento para as cidades de São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul, também de apoio à Polícia MIlitar nos autos de prisão em flagrante, e considerando que esses policiais vão reforçar a atividade cartorária e as investigações sobre os crimes mais graves acontecidos na comarca de Araquari”.

Dois delegados para Araquari

Com o curso de formação de delegados, a Secretaria de Segurança Pública pretende enviar dois delegados em Araquari, dois em Itapoá, três em São Francisco do Sul, além de um policial-psicólogo para atuar em São Francisco do Sul, para fazer o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e crianças.

“Um futuro concurso que o Governador Jorginho Mello está autorizando para escrivães e agentes, nós também temos que reforçar o efetivo de Joinville e região. Pelos nossos cálculos, a região Norte deveria ter 194 policiais, hoje tem 140, ou seja, 50 policiais a menos”.

Segurança pública: apoio da Prefeitura de Araquari

Embora a segurança pública seja responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Araquari não mede esforços para apoiar as corporações.

No ano passado, a Prefeitura de Araquari repassou R$ 50 mil reais para a Polícia Civil no município, por meio de convênio. A verba foi prevista na Lei 3956/2023. O dinheiro foi aplicado na manutenção da estrutura e apoio ao trabalho operacional.

Em 2024, a Prefeitura de Araquari também inaugurou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, responsável pelo patrulhamento na cidade. A Guarda Municipal de Araquari está vinculada à pasta, e é responsável por realizar rondas nas escolas, e dar apoio a outros órgãos.

Na sede da Secretaria funciona a Central de Monitoramento de Câmeras. O município possui hoje 260 equipamentos de vigilância espalhados pela cidade, 40 OCRs (câmeras que identificam veículos furtados), e duas com reconhecimento facial. A Secretaria também é responsável pelo Botão do Pânico instalado nas Unidades Básicas de Saúde.

Um concurso para a Guarda Municipal deve ser aberto ainda no primeiro semestre.

Para o Secretário Municipal de Segurança Pública de Araquari, Jocelito Rodrigues, o trabalho em conjunto soma esforços e contabiliza resultados. “A Central de Monitoramento da Polícia Civil está à disposição das forças policiais, e quem ganha com isso é a comunidade”.

Participaram do lançamento da quarta etapa da Operação Estação Verão, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, o Delegado Regional de Polícia Civil da 2ª DRP de Joinville, Rafaello Ross, o Secretário Municipal Secretaria de Segurança Pública de Araquari, Jocelito Rodrigues, Superintendente Regional da Polícia Científica de Joinville, Iuri Lopes, o Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Rafael Siewert, a delegada de Polícia Civil de Araquari, Georgia Bastos, a Coordenadora da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, delegada Tânia Harada, e representantes da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC).

Números em Araquari

Em 2024, a Polícia Militar atendeu 5.300 ocorrências em Araquari, sendo que 2.300 foram registradas no bairro Itinga. Também foram cumpridos 49 mandados de prisão e efetuadas 204 prisões.
Em 2025, só no mês de Janeiro, a PM registrou 370 ocorrências.

Já a Guarda Municipal de Araquari registrou 104 ocorrências desde que foi criada, em 18/01/2024. Entre as solicitações estão apoio em acidentes de trânsito, e verificação de denúncias de furtos.

Atualmente a Polícia Civil de Araquari tem 676 procedimentos em aberto, entre inquéritos policiais, termos circunstanciados e auto de apuração de ato infracional (procedimento que envolve adolescentes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Energia Racional
Cabral Climatização
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Pet Shop Yakusa
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)