Foi lançada na tarde desta quinta-feira (13/02) a quarta etapa da Operação Estação Verão, da Polícia Civil. O evento, que aconteceu na Delegacia Regional de Joinville, marca a vinda de reforços para a região. Ao todo, 16 policiais civis vão atuar na região Norte até o dia 04/03/2025.
Os policiais vão ajudar a desafogar inquéritos em andamento, reforçar as investigações e trabalhar em ações preventivas.
O litoral apresenta uma grande demanda por serviços públicos, em especial no verão, devido a presença dos turistas. Identificamos que ocorre um aumento de 20% de aviões pousando em Santa Catarina, já os carros locados aumentaram 20%, e os cruzeiros aumentaram 117% nesse período. Segundo o Secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, com base nesses números foi identificado que houve uma necessidade de aumento de 35% no efetivo nessas regiões durante o verão. “Esse reforço policial ficará situado em Araquari, por uma questão estratégica de deslocamento, prevendo o reforço das estruturas policiais de Itapoá, Araquari, São Francisco e Balneário Barra do Sul”.
De acordo com o delegado regional da Segunda Delegacia de Polícia Civil de Joinville, Rafaello Ross, esse reforço de 16 policiais, mesmo que temporário, é bem vindo. “Uma estratégia foi montada concentrando o efetivo em Araquari, já pensando no deslocamento para as cidades de São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul, também de apoio à Polícia MIlitar nos autos de prisão em flagrante, e considerando que esses policiais vão reforçar a atividade cartorária e as investigações sobre os crimes mais graves acontecidos na comarca de Araquari”.
Dois delegados para Araquari
Com o curso de formação de delegados, a Secretaria de Segurança Pública pretende enviar dois delegados em Araquari, dois em Itapoá, três em São Francisco do Sul, além de um policial-psicólogo para atuar em São Francisco do Sul, para fazer o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e crianças.
“Um futuro concurso que o Governador Jorginho Mello está autorizando para escrivães e agentes, nós também temos que reforçar o efetivo de Joinville e região. Pelos nossos cálculos, a região Norte deveria ter 194 policiais, hoje tem 140, ou seja, 50 policiais a menos”.
Segurança pública: apoio da Prefeitura de Araquari
Embora a segurança pública seja responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Araquari não mede esforços para apoiar as corporações.
No ano passado, a Prefeitura de Araquari repassou R$ 50 mil reais para a Polícia Civil no município, por meio de convênio. A verba foi prevista na Lei 3956/2023. O dinheiro foi aplicado na manutenção da estrutura e apoio ao trabalho operacional.
Em 2024, a Prefeitura de Araquari também inaugurou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, responsável pelo patrulhamento na cidade. A Guarda Municipal de Araquari está vinculada à pasta, e é responsável por realizar rondas nas escolas, e dar apoio a outros órgãos.
Na sede da Secretaria funciona a Central de Monitoramento de Câmeras. O município possui hoje 260 equipamentos de vigilância espalhados pela cidade, 40 OCRs (câmeras que identificam veículos furtados), e duas com reconhecimento facial. A Secretaria também é responsável pelo Botão do Pânico instalado nas Unidades Básicas de Saúde.
Um concurso para a Guarda Municipal deve ser aberto ainda no primeiro semestre.
Para o Secretário Municipal de Segurança Pública de Araquari, Jocelito Rodrigues, o trabalho em conjunto soma esforços e contabiliza resultados. “A Central de Monitoramento da Polícia Civil está à disposição das forças policiais, e quem ganha com isso é a comunidade”.
Participaram do lançamento da quarta etapa da Operação Estação Verão, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, o Delegado Regional de Polícia Civil da 2ª DRP de Joinville, Rafaello Ross, o Secretário Municipal Secretaria de Segurança Pública de Araquari, Jocelito Rodrigues, Superintendente Regional da Polícia Científica de Joinville, Iuri Lopes, o Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Rafael Siewert, a delegada de Polícia Civil de Araquari, Georgia Bastos, a Coordenadora da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, delegada Tânia Harada, e representantes da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC).
Números em Araquari
Em 2024, a Polícia Militar atendeu 5.300 ocorrências em Araquari, sendo que 2.300 foram registradas no bairro Itinga. Também foram cumpridos 49 mandados de prisão e efetuadas 204 prisões.
Em 2025, só no mês de Janeiro, a PM registrou 370 ocorrências.
Já a Guarda Municipal de Araquari registrou 104 ocorrências desde que foi criada, em 18/01/2024. Entre as solicitações estão apoio em acidentes de trânsito, e verificação de denúncias de furtos.
Atualmente a Polícia Civil de Araquari tem 676 procedimentos em aberto, entre inquéritos policiais, termos circunstanciados e auto de apuração de ato infracional (procedimento que envolve adolescentes).