A operação de fiscalização realizada em São Francisco do Sul, iniciada na terça-feira (25) e finalizada nesta quarta-feira (26), encerrou com a apreensão de 1,3 toneladas de carnes e embutidos de origem animal, incluindo suínos, bovinos e aves.
Segundo os fiscais da Vigilância Sanitária municipal, o foco da operação foi garantir que os produtos de origem animal comercializados na cidade estivessem em conformidade com as normas sanitárias e de segurança alimentar. Durante a ação, foram inspecionados quatro estabelecimentos, sendo que três apresentaram irregularidades graves, como a falta de registro de procedência, armazenamento inadequado e validade expirada. Um dos comércios estava em conformidade com as exigências legais, não tendo mercadorias apreendidas.
Além da apreensão das carnes irregulares, os responsáveis pelos estabelecimentos notificados foram orientados a corrigir as falhas para evitar maiores sanções. Em casos mais graves, poderão ser aplicadas multas e outras penalidades conforme a legislação vigente.
A ação, liderada pelo Ministério Público Estadual, contou com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul e de órgãos como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Vigilância Sanitária Municipal, a Secretaria dos Balneários, além da Polícia Civil e Militar de Santa Catarina.
“Com a participação direta nas ações, a Prefeitura de São Francisco do Sul segue no seu compromisso com a proteção da saúde pública, destacando a importância de fiscalizações para assegurar que a população tenha acesso a alimentos seguros e de qualidade. A operação também reforça o empenho da administração municipal em trabalhar de forma integrada com os órgãos competentes, seguindo o cronograma de fiscalizações periódicas para manter a cidade segura e em conformidade com as normas sanitárias”, comentou o Chefe de Gabinete, Pedro Mira, após o fechamento da operação.