Navegantes está participando, pela primeira vez, do Projeto “Mais Saúde Com Agente”, uma iniciativa do Ministério da Saúde, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com objetivo de fortalecer a atenção básica e a vigilância em saúde, ao todo 126 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) participam da capacitação.
Na última semana, duas coordenadoras do projeto estiveram no município para dialogar com os gestores municipais, conhecer o trabalho desenvolvido por aqui, além de trocar experiências com os estudantes.
Roselane Zordan Costella, vice-coordenadora da Preceptoria do “Mais Saúde com Agente” e professora da UFRGS, e Ilaine Schuch, coordenadora regional do projeto em Santa Catarina, estiveram em um encontro com as gestoras dos ACS e ACE de Navegantes, Júlia Rodrigues e Diane Assunção, conversaram com profissionais de saúde do município que estão cursando a capacitação e acompanharam três turmas em aula.
Na primeira etapa, as aulas são oferecidas no modelo à distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Atualmente, na segunda fase, os estudos são presenciais.
A gerente de atenção primária e coordenadora dos ACS, Júlia Rodrigues, destaca a importância de Navegantes integrar o projeto. “O ‘Mais Saúde com Agente’ é uma estratégia para dar mais capacidade de ação aos agentes comunitários e de combate às endemias, especialmente nas áreas mais vulneráveis”, diz. “Com a formação, eles passam a identificar mudanças que afetam a saúde da comunidade e orientar as famílias. Isso melhora a qualidade e a eficiência do atendimento na ponta do SUS”.
Os servidores de Navegantes participam da segunda turma do “Mais Saúde Com Agente”, iniciada no segundo semestre de 2024, com conclusão das aulas prevista para o fim de 2025, com formatura até 2026. Eles se juntarão a mais de 300 mil profissionais capacitados dentro do Sistema Básico de Saúde (SUS). A primeira turma formou mais de 170 mil ACS e ACE de todo o país em 2023.
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Divulgação / PMN