Com o crescimento acelerado de Navegantes, a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Receita e de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação, está implementando um monitoramento para garantir que esse avanço ocorra de forma ordenada e sustentável. Com o uso de uma inovadora tecnologia geoespacial, o município será mapeado para identificação de novas construções e ocupações de terrenos.
Espera-se com o serviço que a cidade seja capaz de realizar o monitoramento do seu território, através de uma solução de imageamento via satélite de alta resolução e mapeamento móvel 360º, totalmente integrada com ao Sistema.
Para isso, uma empresa especializada em monitoramento geoespacial foi contratada por licitação, a fim de identificar alterações na infraestrutura urbana.
O sistema utiliza tecnologia de geoprocessamento e imagens aéreas para verificar as mudanças na ocupação do solo. Dessa forma, será possível detectar novas construções e ampliações, bem como avaliar o uso de terrenos antes vazios ou subutilizados. A atualização do sistema permitirá a conferência de construções nas áreas de preservação e o respeito ao zoneamento urbano.
“Muitas pessoas já devem ter visto um carro totalmente equipado ou drones capturando imagens das ruas e imóveis por todas as regiões da cidade. As informações coletadas pelo monitoramento serão incorporadas ao sistema cartográfico e tributário do município, para otimizar e melhorar o sistema de arrecadação corrigindo injustiças na parte tributária”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Thiago Piccoli.






















