Um bebê engasgado foi salvo na manhã desta quarta-feira (01/10) graças à ação rápida do motorista de ambulância Eder Lanzzarin, funcionário do setor de transporte do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde de Barra Velha. O servidor conduzia pacientes para consultas e exames no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. O veículo transitava em via pública, quando, no trajeto, foi abordado por uma mãe que carregava o filho sem conseguir respirar. Diante da situação crítica, o motorista interrompeu a viagem, desceu da ambulância e prestou os primeiros socorros ainda no local. A identidade da mãe e da criança foram mantidas em sigilo, em respeito ao ocorrido.
> O motorista conta como conseguiu estabilizar a situação: “Como pai, eu tenho algumas noções básicas de primeiros socorros e das manobras de ressuscitação cardiopulmonar, por isso pude desobstruir as vias respiratórias da criança, e ela voltou a respirar”, conta Eder. O episódio foi acompanhado por quase uma centena de pessoas, além dos pacientes que estavam dentro da ambulância e testemunharam a cena.
> Segundo relato do morador José Vieira da Silva, um dos pacientes que estava na ambulância, “a mãe estava em estado de choque e temia pela vida do bebê”. A intervenção imediata do motorista foi determinante para a criança sobreviver.
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha parabeniza o servidor e destaca a importância de atitudes como esta. O conhecimento em noções de primeiros socorros salva vidas.























