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sábado, 27 de dezembro de 2025

segunda-feira, 01 de dezembro de 2025

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Ministério da Saúde e Moinhos de Vento iniciam diagnóstico de melhorias no Hospital de Navegantes

Visita técnica nesta terça (29) e quarta (30) marca a primeira etapa do projeto Lean nas Emergências, traçando diagnóstico dos fluxos e processos da instituição.

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) recebeu, nesta terça (29) e quarta-feira (30), a visita de representantes do Hospital Moinhos de Vento, instituição de referência nacional que conduz a implantação do Projeto Lean nas Emergências — uma iniciativa do Ministério da Saúde. A visita marcou a primeira etapa presencial do projeto no município, com o objetivo de realizar um diagnóstico detalhado dos fluxos e processos da instituição, a começar pelo pronto-socorro.

Durante dois dias, a equipe técnica do Moinhos de Vento acompanhou as rotinas assistenciais e administrativas da unidade, identificando pontos de melhoria e oportunidades para otimizar o atendimento de urgência e emergência.

De acordo com a diretora do HNSN, Luana Lira, o momento é de escuta, observação e construção conjunta.

“Estamos mapeando todo o fluxo de atendimento e os desafios do nosso pronto-socorro. A equipe do Moinhos de Vento nos orienta nesse diagnóstico e, a partir disso, vamos desenvolver soluções integradas para melhorar continuamente a qualidade e a agilidade do serviço”, destacou.

O Projeto Lean nas Emergências, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), tem como propósito reduzir a superlotação e os tempos de espera, otimizar o uso de recursos, padronizar processos, e fortalecer a segurança e a experiência do paciente.

Para o secretário de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, a iniciativa representa um avanço expressivo para a rede pública municipal.

“Trata-se de uma transformação estrutural e cultural. Com o apoio de uma instituição de excelência como o Moinhos de Vento, o hospital ganha ferramentas de gestão e estratégias baseadas em dados, que refletem diretamente em um atendimento mais ágil, humano e eficiente”, afirmou.

O acompanhamento do projeto em Navegantes terá duração de 12 meses, com visitas periódicas, treinamentos e suporte técnico contínuo. O HNSN integra o 10º ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que está sendo implantado simultaneamente em hospitais de todo o Brasil.

Texto: Anahi Gurgel
Foto: Marcos Porto

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