A Praia do Gravatá foi palco da segunda etapa do Circuito Navegantes de Surf, nos dias 2 e 3 de agosto. Entre belas manobras e disputas acirradas, o evento consolidou ainda mais o município como referência no surfe catarinense, com a participação de 101 atletas inscritos, de oito cidades do estado.
A etapa contou com surfistas em nove categorias: Sub 12, Júnior, Open Masculino, Local, 40+, 50+, SUP Wave, Longboard Open Masculino e Longboard Open Feminino. Na água, estavam atletas de Navegantes, Barra Velha, Penha, Balneário Piçarras, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis.
O atual campeão mundial e brasileiro master, Diego Rosa, participou da competição em Navegantes e saiu com o título na categoria 40+ masculino. “Fiquei feliz com o resultado e quero parabenizar a organização e a Prefeitura por incentivarem o esporte, deixando um legado aqui para a próxima geração”, disse após a vitória.
O atleta veio a Navegantes depois de encarar uma das maiores ondas já registradas no país na semana passada, em Jaguaruna (SC), chegando a 12 metros de altura. “Cheguei cansado para a prova aqui, mas fui guardando as energias até chegar à final e consegui levar o título pra casa”, comentou.
Segundo Ricardo Echelmeier, superintendente da Fundação Municipal de Esporte (FME), o circuito reforçou o potencial de Navegantes para a modalidade esportiva.
“Navegantes tem tudo para ser um polo dos esportes de prancha em Santa Catarina, como o surf e o bodyboarding. Temos praias com ótimas ondas, estrutura em crescimento e uma comunidade que valoriza o esporte. Com esse circuito, conseguimos dar visibilidade aos nossos talentos, atrair atletas de fora e ainda movimentar a economia local. E em setembro, teremos uma etapa do brasileiro, o que reforça essa ideia. É esporte, cultura, turismo e desenvolvimento andando juntos”, declarou.
A terceira e última etapa da competição no calendário 2025 está programada para os dias 13 e 14 de setembro, na Praia Central de Navegantes.
O evento é realizado pela Associação Navegantes Surf Club, em parceria com a Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Municipal de Esporte (FME). O campeonato é homologado pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF).
Confira abaixo os três primeiros colocados de cada categoria.
OPEN MASCULINO
1. Lucas Catapam
2. Derek Adriano
3. Kaique Timidate
LOCAL
1. Pedro Shille
2. Iago Gonçalves
3. Guilherme Henrique de Souza
JÚNIOR
1. Rafael Kenzo Saito
2. Zezé Francisco
3. Miguel Pereira Batista
SUB 12
1. Kaleb Henrique
2. Henrique Surfboy
3. Gustavo Frutuoso
40+ MASCULINO
1. Diego Rosa
2. Thiago João Farias
3. Ricardo Tavares
50+ MASCULINO
1. Junior Negão
2. Armando Maciel Jr.
3. Sandro Rohden
LONGBOARD OPEN MASCULINO
1. Josimar Pita
2. Thiago Tisse
3. Marcelo Barbosa
LONGBOARD OPEN FEMININO
1. Priscilla Severino Gonçalves
2. Marina Lanças
3. Maira Magdaleno
SUP WAVE
1. Marco Kertichka
2. Carlos Eduardo Veloso
3. Luis Eduardo Nunes Marques
Lista completa dos competidores em cada categoria, incluindo pontuação, está disponível neste link.
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Marcos Porto, Giliardi Marcos e Kelly Schiestl























