Por solicitação do Município de São João do Itaperiú, empresas contratadas pela Defesa Civil do Estado iniciaram, na manhã desta segunda-feira (15), os trabalhos de limpeza e desassoreamento do Rio Itaperiú, às margens da Rodovia SC-415, nas proximidades da empresa Caviquioli. A ação estava prevista para a semana passada, mas foi adiada devido às condições climáticas.
O trecho é considerado crítico em períodos de chuva intensa, com histórico de enchentes que já causaram transtornos à população, interrupções no trânsito e prejuízos a empresas da região.
De acordo com o prefeito Rovâni Delmonego, a intervenção é resultado da articulação entre o município e o Governo do Estado. “Esse ponto da SC-415 é um gargalo em períodos de chuva intensa. Após as enchentes de 2023 e episódios mais recentes, solicitamos novamente o apoio da Defesa Civil Estadual, que atendeu ao pedido e está executando esse serviço essencial de desassoreamento do Rio Itaperiú”, destacou o prefeito, que acompanhou de perto o início das ações.
Na manhã desta segunda-feira, Rovani acompanhado do secretário de Obras, José Carlos Maia, do chefe de gabinete, Amauri Deretti, e da diretora municipal da Defesa Civil, Cheila Aparecida dos Santos, acompanhando o início dos serviços.
“Estamos trabalhando de forma preventiva para evitar novos alagamentos, proteger o trânsito na SC-415 e garantir mais segurança para moradores, motoristas e empresas da região”, concluiu Rovâni Delmonego.
A previsão é que os trabalhos sigam até a próxima sexta-feira, podendo se estender para a semana seguinte, caso seja necessário.
Texto: FF Comunicações









