Mineiração Nilson
Marina da Glória

domingo, 23 de novembro de 2025

quarta-feira, 14 de novembro de 2025

Mineiração Nilson
Marina da Glória

Joinville lança primeira concorrência eletrônica do Brasil pela nova Lei de Licitações

Prefeitura de Joinville foi elogiada por especialistas do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos
Licitação

Joinville foi o primeiro município do Brasil a lançar uma concorrência eletrônica pela nova Lei de Licitações. A prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), foi elogiada em transmissão ao vivo por especialistas do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Os técnicos citaram também a Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão por também lançar concorrência pela nova lei.

A primeira concorrência eletrônica com a nova lei no Brasil foi o lançamento do edital de licitação para a construção da ponte da Estrada Quiriri, sobre o rio Cubatão, em Pirabeiraba, na última terça-feira, 4.

“Foram desbravadores, não precisaram ter modelo de minuta de edital para poder fazer sua primeira concorrência. Vale a pena valorizar e citar publicamente, não deixaram para a última hora”, avaliou o diretor de Normas e Sistemas de Logísticas do Ministério, Everton Batista dos Santos.

“Temos que aplaudir a Prefeitura de Joinville, tenho um carinho muito grande por Joinville, vocês são muito ‘feras’. Parabéns”, completou o coordenador geral de Sistemas de Compras Governamentais do Ministério, Diego César Mendes.

A secretaria implantou a nova Lei de Licitações (lei 14.133/2021) no município em dezembro do ano passado. A legislação traz uma série de ferramentas para permitir ao gestor a busca pela contratação mais vantajosa para a administração pública municipal, com foco na governança e no planejamento.

“A possibilidade de fazer concorrência eletrônica também para a contratação de obras gera uma expectativa de reduzir o tempo de contratação para menos de 30 dias. É a primeira concorrência que estamos lançando, é uma inovação, mas o município de Joinville sai na frente para poder atender as demandas da população e ser mais ágil. Com o apoio da Procuradoria-geral do Município, na fase final do processo, foi possível garantir a segurança jurídica necessária para o lançamento da licitação”, avalia o secretário de Administração e Planejamento, Ricardo Mafra.

Na próxima segunda-feira, 10, o secretário de Administração e Planejamento, Ricardo Mafra, e a diretora-executiva da SAP, Silvia Cristina Bello, participam de uma reunião online com técnicos do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos que querem mais detalhes do trabalho pioneiro feito em Joinville, que reuniu uma equipe técnica de diversas secretarias municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Energia Racional
Cabral Climatização
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Pet Shop Yakusa
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)