O Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas (NIPJ) da Faculdade IELUSC oferece atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda. A iniciativa é voltada para pessoas com renda mensal de até três salários mínimos e busca ampliar o acesso à Justiça ao mesmo tempo em que fortalece a formação prática dos estudantes do curso de Direito.
Inaugurado em 2024, o NIPJ registrou 72 casos atendidos apenas no primeiro ano de funcionamento. Em 2025, o número de horários disponíveis dobrou, e a quantidade de alunos envolvidos no projeto triplicou. “O NIPJ é totalmente confiável, uma vez que é aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e parte curricular de todas as faculdades de Direito no Brasil. Três advogados regularmente inscritos na OAB supervisionam todos os trabalhos. Os estudantes são alunos qualificados dos últimos anos do curso”, destaca o professor Dr. Albano Francisco Schmidt , coordenador do núcleo.
Os atendimentos envolvem casos de Direito Civil, do Consumidor, Administrativo, Familiar e Trabalhista (neste último, apenas com prestação de consultoria). Direito Penal e Previdenciário não fazem parte da cobertura. “Nosso foco está nas áreas que mais impactam a vida cotidiana da população e que também contribuem para a formação prática dos nossos acadêmicos”, explica Albano.
A equipe do NIPJ conta ainda com a professora Manuela Ferreira como responsável técnica e o professor Rogério Marques como supervisor processual. Em parceria com o curso de Psicologia, o núcleo também recebe o suporte do Serviço Escola de Psicologia para acolher demandas com aspectos emocionais e sociais, como em casos de família e situações de vulnerabilidade.
Atendimento e agendamento
Os atendimentos são realizados às segundas-feiras , das 17h às 19h e das 20h45 às 22h, e às quartas-feiras , das 19h às 22h, no Campus Centro da Faculdade IELUSC.
Para ser atendido, é necessário realizar agendamento prévio pelo WhatsApp (47) 99786-2882. Os agendamentos devem ser feitos às segundas-feiras , das 14h às 22h, e às quartas-feiras , das 18h às 22h.
A iniciativa reforça o compromisso social do IELUSC e oferece à comunidade local um serviço jurídico gratuito, confiável e orientado por professores experientes. “Em 2025, queremos ampliar ainda mais nosso alcance e fazer do NIPJ uma referência de cidadania e formação de qualidade”, conclui o professor Albano.