Funcionários do Grupo BOM JESUS IELUSC, de Joinville, recebem treinamento para operação de Programa de Eficiência Energética

Até o momento, foram substituídas 356 lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e instaladas 300 painéis solares fotovoltaicos

Compartilhar:

Colaboradores do Grupo BOM JESUS IELUSC participaram de um treinamento especializado sobre o sistema fotovoltaico instalado nas unidades Centro e Bonjinha, em Joinville, na primeira quinzena de agosto. A capacitação foi conduzida pelo engenheiro Matheus Ribeiro do Carmo, da DSA, empresa responsável pela implementação das placas de energia solar.

A instalação dos equipamentos se deu a partir do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel/Celesc, amparado pela Lei 9.991/2000, que visa promover o uso eficiente de energia elétrica em diversos setores da economia. O projeto, que representa um investimento total de mais de R$ 1,4 milhão, sendo R$ 805 mil provenientes da Celesc, tem um prazo de 24 meses para implantação e acompanhamento, com expectativa de funcionamento pleno por cerca de 15 anos.

Coordenado por Fabrício Moraes Engelkes, Gestor de Projetos da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, o projeto tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica, além de manter ou aumentar a qualidade dos equipamentos e contribuir para o aprendizado sobre energia e seu papel crucial na sociedade. “Há maior qualidade no fluxo luminoso, pois também foi realizada a substituição das lâmpadas ineficientes por lâmpadas de tecnologia LED. A redução de consumo poderá ser verificada através da própria fatura de energia”, destaca Fabrício.

Até o momento, foram substituídas 356 lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, resultando em uma economia de cerca de 21 MWh/ano, energia suficiente para abastecer aproximadamente 85 residências com consumo médio de 300 kWh/mês durante um mês. Além disso, 177 módulos fotovoltaicos de 550 Wp foram instalados na unidade Centro, e 123 módulos no Bonjinha, gerando uma economia estimada de 4.171 MWh, com base nos dados de consumo de 2019 e 2020.

Silvio Iung, diretor-geral do Grupo BOM JESUS IELUSC, afirma que o projeto está em plena sintonia com os valores da instituição, que se aproxima de seu centenário. “Sempre foi nossa vocação responder às necessidades do nosso tempo. Estar atualizados em relação à sustentabilidade e à eficiência energética vai ao encontro disso”, disse Iung.

O projeto do Grupo BOM JESUS IELUSC foi o melhor avaliado, dentre os projetos contemplados em 2023, pela equipe de especialistas da Celesc. Além da instituição, outros contemplados, pela mesma chamada pública, incluem o Colégio São José, em Itajaí, a UNOESC, em Videira, e o município de São Francisco do Sul.

Compromisso com a Sustentabilidade

O Grupo BOM JESUS IELUSC tem desenvolvido diversas iniciativas na área. Entre elas, destacam-se o plantio de mudas de árvores, a eliminação do uso de copos descartáveis e o estímulo ao consumo consciente. A instituição também tem ampliado a destinação correta de resíduos orgânicos e recicláveis, além de promover a educação ambiental de forma transdisciplinar dentro das salas de aula.

Por meio do projeto “Bom para o Planeta, Bom para Todos”, que está alinhado ao princípio de reciclagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os carrinhos das zeladoras são identificados com a mesma imagem dos coletores, garantindo que os resíduos não sejam misturados. Além disso, novos coletores foram instalados em salas de aula, pátios e corredores para a correta separação dos resíduos.

A prática de compostagem de resíduos orgânicos provenientes das cozinhas da instituição também faz parte do projeto, cujo composto resultante é utilizado nos jardins da escola. Outras medidas incluem a substituição de descartáveis por copos e xícaras reutilizáveis, bem como atividades de extensão universitária nos galpões de separação para reciclagem.

Deixe uma resposta

Compartilhar: