Mais do que promover espírito esportivo e integração entre os cursos, o 11º Jogos de Integração Acadêmica (JIA) da Faculdade IELUSC, de Joinville, realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril, também foi um verdadeiro movimento de solidariedade. A Gincana Solidária, uma das modalidades da competição, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, além de produtos de higiene, ração animal e doações de sangue, mobilizando estudantes, professores e toda a comunidade acadêmica em prol de quem mais precisa.
Ao todo, foram arrecadados 553 quilos de alimentos não perecíveis, 512 litros de leite longa vida, 55 litros de óleo de soja e 79 quilos de ração animal, além de 1.660 unidades de produtos de higiene e limpeza. A ação ainda resultou em 49 doações de sangue, realizadas por acadêmicos e docentes durante o período de arrecadação.
O Pastor Escolar e Universitário do Grupo BOM JESUS IELUSC, Sérgio Klippel, acredita que a ação reforça um dos principais valores da instituição: o compromisso social. “Vejo que o engajamento por uma causa solidária conecta os diferentes cursos em único só objetivo: ajudar o próximo”, afirma.
As doações de alimentos e produtos foram destinadas a duas importantes instituições sociais de Joinville: o Lar Emanuel e o Lar Abdon Batista, que atendem crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. Já as rações foram entregues ao Abrigo Animal de Joinville, que acolhe cães e gatos resgatados.
A Gincana Solidária reforça o compromisso do IELUSC com a formação cidadã e o impacto social positivo da educação superior. A iniciativa integra o calendário do JIA desde edições anteriores e tem se consolidado como uma das ações mais simbólicas e impactantes do evento.