Especialista de Joinville é convidada para falar sobre o cérebro em Congresso de Tecnologia em São Paulo

Profissional é a única catarinense a participar do encontro nacional

Compartilhar:

Karla Françoise

A Psicanalista Karla Françoise, especialista em funcionamento e agilização do cérebro para mudança de comportamento e alta performance, é a única catarinense a compor um seleto grupo que vai palestrar no 2ª Congresso Nacional de Tecnologia aplicada à Saúde. O encontro, que deve reunir especialistas de várias regiões do Brasil, vai acontecer nos dias 16 e 17 de abril em São Paulo.
O tema a ser abordado pela profissional de Joinville será a performance do cérebro, com o uso da tecnologia de ponta como aliada à saúde mental.

Segundo Karla, o cérebro comanda 100% das atividades humanas e está assoberbado com as mudanças radicais do século 21 solapando cada vez mais a saúde do cérebro-mente-corpo.

“Diante do avanço rápido da tecnologia é inevitável que o nosso cérebro necessita de “reciclagens neuronais” para responder as avassaladoras mudanças que estão apenas começando nessas duas últimas décadas do século vigente”, afirma.

Semana Nacional do Cérebro
O encontro em São Paulo faz parte da Semana Nacional do Cérebro, campanha que tem o objetivo de divulgar os avanços e benefícios dos resultados de grandes estudos relacionados ao cérebro humano.
De acordo com a especialista, nunca se falou tanto em cérebro como nos últimos anos. Porém, mais que divulgar avanços, a Semana de debates serve para informar ao público de forma geral o quão importante é conhecer o que comanda toda a atividade humana.

“A gente só cuida de verdade quando entendemos a importância do que temos. E só teremos a saúde mental que tanto desejamos, quando de fato conhecermos como o Ser Humano funciona. E a semana nacional do cérebro é o start para falarmos sobre isso, despertar a curiosidade das pessoas e mostrar como a ciência tem avançado no que diz respeito ao entendimento do que nos faz sermos humanos”, explica Karla.

Como cuidar do cérebro
Cuidar da saúde do cérebro exige conhecimento básico do funcionamento, cuidado com a harmonização química do cérebro e principalmente, conhecimento da nutrição adequada à saúde neuronal.

Ainda segundo a psicanalista, não é difícil saber se a saúde do nosso cérebro está em dia.

“A saúde do cérebro se manifesta pela ausência de doenças psicossomáticas, como: sono químico, estresse e ansiedade desmedida, obesidade, drogas e fármacos viciantes, pensamento suicida, incapacidade de resolver problema, perda da paz interior entre outras coisas”.

Cérebro feliz

Para Karla, “ter um cérebro feliz é aprender a realimentar comportamentos indutores da produção de serotonina, dopamina e ocitocina que nos dão força mental para gerenciar os altos e baixos da vida – a base da competência existencial”, finaliza.

Tratamento sem medicamento
Joinville é pioneira em oferecer uma técnica que – de forma eficaz – funciona e pode ajudar as famílias que enfrentam os problemas relacionados à saúde mental. É o Neurofeedback – sem uso de remédios – que treina o cérebro para equilibrar e corrigir as funções, melhorando assim a atividade cerebral de qualquer indivíduo. Já funciona na Europa e atualmente está se expandindo pelo Brasil.

O paciente chega na clínica, relata as queixas e sintomas, conversa com a especialista e vai para uma sala. Enquanto assiste a um filme, o cérebro vai recebendo estímulos para funcionar na forma que deve, através de elétrodos. Não tem choque e não é invasivo. Na prática é apenas uma técnica para dar feedback do cérebro para o paciente, que pode acompanhar todo o processo desde a colocação de pequenos sensores no couro cabeludo. Estes sensores terão a função de captar as ondas cerebrais.
Feita essa etapa vem o diagnóstico que sai em até 24h.

“Faço a análise e digo: a questão da depressão do teu filho ou filha está nessa região aqui. Nesse processo vejo se tem trauma, se tem distúrbios e vou traçando as características dessa pessoa. Depois, baseado no exame, digo quantas sessões são necessárias”, explica Karla.

Contato para entrevistas
Karla está disponível para entrevistas sobre a participação em São Paulo, assim como para falar de temas como funcionamento e agilização do cérebro para mudança de comportamento e alta performance, saúde mental e outros temas voltados à saúde.

Deixe uma resposta

Compartilhar: