Explorar o potencial natural e abrir as propriedades para receber visitantes. Essa é a intenção do Núcleo de Turismo Rural de Araquari. A organização e o mapeamento das propriedades com potencial turístico já está em andamento. Uma capacitação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) reuniu 15 empreendedores. O treinamento foi ministrado pela instrutora do Senar, Daiana Bertoldi e abordou técnicas de acolhida no meio rural, e a importância da limpeza da propriedade para receber bem o turista.
O núcleo
O Núcleo de Agricultura, Pesca,Turismo e Meio Ambiente da Associação Comercial, Empresarial, Industrial e Agrícola de Araquari (ACIAA) foi criado dia 14 de março de 2024 e conta com apoio da Prefeitura de Araquari, e Secretarias de Agricultura e Pesca, Turismo, Esporte e Lazer e Vigilância Sanitária. O Núcleo tem 18 associados, e entre as propriedades há opções de café colonial, pesque e pague, passeios e pousadas.
O trabalho se concentra na capacitação dos empreendedores e na criação de uma legislação, além de sinalização para mapear e estruturar as rotas.
Vem aí o café na roça
A primeira edição do café na roça está marcada para o dia 19 de setembro, às 14h, no Sítio João e Maria. Além de conferir as belezas naturais do campo, o visitante vai poder desfrutar de um delicioso café com comidas da roça, além de uma apresentação de teatro. O investimento é de R$ 60,00 por pessoa, crianças até 10 anos não pagam entrada, e acima de 10 anos pagam meia-entrada.
Na programação também tem um passeio para conferir a morada das ovelhas, um momento de interação com os animais.
O endereço é a rua São Gabriel S/N, na Vila Porto Alegre, bairro Rio do Morro em Araquari.
Mais informações no whats: 47 9-9761-8651
Memorial do descobrimento em Araquari
O encontro aconteceu no Posto Sinuelo, localizado na BR-101, em Araquari. No sentido Norte (Curitiba), existe o parque Memorial do Descobrimento, que abriga uma réplica em tamanho real da Nau (um tipo de embarcação que acompanhou a caravela no descobrimento do Brasil). Só existem três iguais a essa, uma na Bahia e outra em Portugal. A Nau transportava até 250 pessoas, além de ouro, animais e alimentos, itens necessários durante as expedições em alto mar que durava meses.
O espaço recebe por mês cerca de 800 turistas e 60% do público faz parte do turismo pedagógico. A entrada custa R$ 22 reais. O parque possui ainda a Ilha do Naufrágio e a Ilha do Pau Brasil onde existem árvores nativas ameaçadas de extinção.
Segundo o administrador, Fabiano de Borba, “o Memorial do Descobrimento é um parque que começou lá nos anos 2000, bem na época da comemoração dos 500 anos efoi idealizado por nosso fundador, senhor Ulisses Molon, que buscou colocar esse marco para a cidade, então foi um sonho dele de trazer uma Nau, que é uma réplica fiel da época do descobrimento. Nós temos um professor de história que acompanha todos os passeios, eu acho que esse é o objetivo do parque, ensinar e preservar”.
O Memorial do Descobrimento está na rota do Turismo Rural de Araquari. “A nossa intenção é primeiro divulgar o turismo em Santa Catarina e em Araquari. Acredito que a Parada Sinuelo tem muito a contribuir, já que é um referencial da BR, da cidade”.









