O futuro do atletismo paralímpico catarinense entra em ação nesta semana, entre os dias 13 e 16 de outubro de 2025, durante o Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reúne 546 jovens atletas de todo o país em busca de novas marcas, experiências e medalhas.
Entre os representantes de Santa Catarina, destaque para o velocista David Schmidt, de Balneário Piçarras, que compete pela Associação Paradesportiva Amigos do Vale do Itajaí (APA Vale do Itajaí/ASSESP). David disputará as provas dos 800 e 400 metros nesta quarta-feira (15) e os 200 metros na quinta-feira (16).
O atleta está acompanhado do seu treinador e mentor, Sidney Alexandre Reinhold, referência nacional no atletismo paralímpico. Reinhold acredita em uma grande performance do jovem piçarrense.
“O David teve um desempenho excepcional no Parajasc, em Lages, no mês passado, conquistando três medalhas. Ele chega a São Paulo muito bem preparado, confiante e em busca do pódio. Nossa meta é trazer novas medalhas para Santa Catarina”, destacou o treinador.
O Secretário de Esportes e Lazer de Balneário Piçarras, Rafael Batista, também demonstrou otimismo com o desempenho do atleta e o fortalecimento do paradesporto na cidade.
“Depois dos excelentes resultados em Lages, acreditamos que o David possa coroar esta fase de crescimento do paradesporto piçarrense com uma medalha nacional. Esse momento representa o amadurecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela cidade”, afirmou o secretário.
O Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo é uma das principais portas de entrada para atletas paralímpicos no cenário nacional, servindo como base de observação para futuras seleções e grandes competições internacionais.
Em dezembro, Balneário Piçarras voltará a ter destaque no cenário nacional, com cinco atletas confirmados para o Campeonato Brasileiro Adulto de Atletismo Paralímpico, também em São Paulo. Além de David Schmidt, estarão em ação Marcelo Pocidonia, José Roberto Alves, Paulo Guerra e Jean Oliveira, todos sob o comando técnico de Sidney Reinhold.






















