Crianças da rede municipal de educação e da APAE de Araquari agora podem entrar de graça no Memorial do Descobrimento

A partir de agora os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Araquari e da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) podem entrar de graça no Memorial do Descobrimento

Compartilhar:

A partir de agora os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Araquari e da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) podem entrar de graça no Memorial do Descobrimento. O espaço fica localizado no Posto Sinuelo, na BR-101 (sentido Curitiba).

Segundo o administrador, Fabiano de Borba, a liberação da cobrança é uma forma de proporcionar para as crianças de Araquari uma oportunidade de aprendizado sobre a história do descobrimento do Brasil.

“Essa parceria é uma forma de retribuir a essa comunidade tudo que o Sinuelo recebeu e pôde conquistar nesses anos de existência. Ao longo de sua história, pelo seu fundador, o Sinuelo sempre foi muito ativo com a comunidade, e assim como a Prefeitura de Araquari, sempre esteve engajado nessa luta do bem-estar da população. Após o falecimento do seu fundador, o senhor Ulisses, se perdeu um pouco esse sentido e agora com a nossa gestão quer retomar essa essência, e nada mais justo começar com as crianças e as pessoas com necessidades especiais, visto que são o futuro do Brasil, elas que irão carregar a cultura, o conhecimento para as próximas gerações”.

Só a Rede Municipal de Educação possui atualmente mais de 7.400 estudantes. Segundo o secretário de Educação, Francisco Airton Garcia, dentro das escolas diferentes classes sociais se encontram, e muitas famílias não têm condições financeiras de contribuir com passeios pedagógicos, por isso a importância dessa parceria.

“A Secretaria de Educação vai providenciar o transporte, e as visitas pedagógicas devem começar já no próximo mês. Estamos muito felizes com essa parceria que com certeza vai agregar no aprendizado, e na socialização das nossas crianças”.

Memorial do descobrimento em Araquari

O parque está localizado no Posto Sinuelo, na BR-101, sentido Norte (Curitiba), em Araquari e a entrada custa R$ 22,00 por pessoa. O espaço abriga uma réplica em tamanho real da Nau (um tipo de embarcação que acompanhou a caravela no descobrimento do Brasil). Só existem três iguais a essa, uma na Bahia e outra em Portugal. A Nau transportava até 250 pessoas, além de ouro, animais e alimentos, itens necessários durante as expedições em alto mar que duravam meses.

O espaço recebe por mês cerca de 800 turistas e 60% do público faz parte do turismo pedagógico. O Memorial possui ainda a Ilha do Naufrágio e a Ilha do Pau Brasil onde existem árvores nativas ameaçadas de extinção.

A idealização do espaço foi uma iniciativa do empresário Ulisses Molon (em memória), nos anos 2000, na época da comemoração dos 500 anos do Brasil. A Nau é uma réplica fiel da época do descobrimento. O passeio conta com a orientação de um professor de história.

O Memorial do Descobrimento está na rota do Turismo Rural de Araquari e é referência na cidade.

Deixe uma resposta

Compartilhar: