Um animado grupo de coordenadores de núcleo, associados e colaboradores da Sicredi Norte SC vivenciou, entre os dias 21 e 24 de outubro, uma verdadeira imersão na história do cooperativismo, participando do roteiro denominado “Jornada das Origens”. A comitiva contou com a presença do presidente da Sicredi Norte SC, Nilton Floriano, e teve a organização de Daniel da Silva Júnior.
Foram quatro dias de descontração e integração entre os 40 participantes, com momentos de grande emoção e troca de conhecimento.
A rota incluiu visitas em Porto Alegre, no Centro Administrativo Sicredi (CAS) e na Sicredi Origens, e em Nova Petrópolis, passando pela Casa Cooperativa e pela Sicredi Pioneira.
Em todos os locais, o grupo foi recebido com carinho e demonstrações de gratidão. O sentimento de esperança permeava os ambientes, e abraços e sorrisos calorosos traduziram a alegria de todos os visitantes. Além de Nova Petrópolis, sede da primeira agência Sicredi, o grupo conheceu Gramado e se encantou com a tradicional decoração natalina.
A Sicredi foi agradecida pela oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre essa cooperativa eficiente e de grande relevância no país.
Berço do Cooperativismo no Brasil
Em Nova Petrópolis, o grupo visitou a comunidade de Linha Imperial, conhecida como Berço do Cooperativismo. Lá está localizada a Casa Cooperativa, fundada em 15 de julho de 2011, com o objetivo de promover o cooperativismo por meio da educação e preservar as memórias de Padre Theodor Amstad.
Padre Amstad chegou ao Brasil em 1885 e fundou a primeira cooperativa do país. Sua missão não foi fácil: foram 17 anos de esforços para convencer a comunidade de que o cooperativismo era o modelo ideal para proporcionar prosperidade aos agricultores da região. Com apenas 1,49 metros de altura, Amstad realizou algo grandioso, acompanhado de 20 pioneiros, criando a primeira instituição financeira privada do Brasil voltada à comunidade e aos pequenos agricultores.
A Casa Cooperativa ocupa parte do prédio da primeira sede própria da Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, construída em 1952. A edificação, erguida 50 anos após a fundação da cooperativa, é tombada e protegida por lei como patrimônio histórico-cultural, sendo considerada um marco do cooperativismo brasileiro.
A Linha Imperial é um verdadeiro museu a céu aberto, com 28 marcos históricos do cooperativismo, incluindo a casa paroquial construída para Padre Amstad, ainda utilizada pelos párocos até hoje.




























