Localizada na rua Bom Jesus, 20, a Casa do Turista Nelci Dias Maciel, foi inaugurada nesta quarta-feira, 27/11. O espaço que fica à margem do Rio Parati vai dar apoio ao morador e turista, seja por meio de informações, guias de roteiro, e calendário de eventos. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
A Casa que já abrigou a Prefeitura, Casa Paroquial, Câmara de Vereadores e Biblioteca Municipal tem um valor histórico e emocional para os moradores, e foi totalmente revitalizada. O investimento foi de R$ 436.535,57.
A pintura das paredes ficou à cargo da artista Angelita Leandra. As imagens retratam a cultura açoriana dos colonizadores, e a cultura local dos pescadores, além de pontos turísticos como a igreja Senhor Bom Jesus, e o portinho João Arriola.
O espaço vai homenagear o empresário Nelci Dias Maciel, um dos primeiros empreendedores que abriu as portas para o visitante, em Araquari. Em homenagem a ele, o escritor Pedro João Pereira, mais conhecido como Pedrão Cordelista, escreveu um poema que foi pintado à mão pela artista Angelita, em uma das paredes.
A esposa, Rosalina Viapiana Maciel, recebeu flores e agradeceu a homenagem. “Nós sempre recebemos muito bem o turista, investimos em Araquari em uma época que ninguém acreditava, e muitas pessoas conheceram a cidade por meio do nosso restaurante. Essa homenagem está sendo recebida com muito carinho e gratidão”.
Conheça a história de Nelci Dias Maciel
Nascido em Soledade/RS, em 1956, Nelci Dias Maciel teve uma infância marcada pelo trabalho árduo na roça e por muitas dificuldades. Aos 16 anos, em busca de melhores condições de vida, decidiu deixar sua casa e embarcar em um ônibus com destino a Curitiba.
Chegando ao Paraná, conseguiu um emprego em uma empreiteira responsável por abrir estradas pelo Brasil. Trabalhou como lubrificador e mecânico de máquinas pesadas até conhecer Rose Viapiana, que era garçonete do restaurante da família, onde os trabalhadores da obra faziam suas refeições.
Apaixonados, Nelci e Rose decidiram unir suas vidas e Nelci passou a trabalhar no restaurante do sogro, o Sr. Plácido Viapiana. Com anos de trabalho e dedicação, o casal conseguiu economizar dinheiro suficiente para comprar seu próprio restaurante, localizado em Araquari, na propriedade do pai de Rose.
Em 1989, Nelci, Rose e seus três filhos pequenos se mudaram para Araquari para iniciar uma nova vida. No início, o restaurante era tocado apenas pelo casal e atendia a um número reduzido de clientes. No entanto, com o crescimento da cidade, o restaurante também prosperou e, hoje, conta com mais de 50 colaboradores e serve mais de 25 mil refeições por mês.
Nelci faleceu em maio de 2021 aos 65 anos, vítima da covid19.