Secretaria de Saúde de Barra Velha lança a campanha “A sua falta faz muita falta pra alguém”

Durante o mês de maio, foram registradas mais de 4 mil faltas

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A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha lança a campanha “A sua falta, faz muita falta pra alguém”

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o alto número de faltas nos atendimentos eletivos, a Secretaria de Saúde lança nesta quinta-feira, 20 de junho, a campanha: “A sua falta faz muita falta para alguém”. Durante o mês de maio, foram registradas mais de 4 mil faltas. O serviços eletivos são procedimentos agendados, desenvolvidos pelos seguintes setores: Policlínica, Centro Integrado de Reabilitação – CIR, Serviço de Atendimento Especializado – SAE, Tratamento Fora de Domicílio – TFD, Epidemiologia/Dengue, Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros e Centro de Atenção Psicossocial -.

A secretária de saúde Lilian Ramos reforça o pedido aos pacientes: “É fundamental relembrar a importância do aviso prévio antes das faltas”. Cancelar ou reagendar uma consulta ou exame com até 48 horas de antecedência evita que as vagas da fila de espera do SUS sejam perdidas e ajuda outros pacientes a serem atendidos mais rápido.

De acordo com o Olostech, (sistema operacional utilizado pelos funcionários da secretaria), em 6.262 atendimentos contabilizados no mês de maio de 2024, (incluindo os encaixes), 4.337 foram marcados como falta. O valor corresponde a 69,26% do total de registros.

No setor de Tratamento Fora de Domicílio – TFD, responsável pelas agendas de exames e consultas de média e alta complexidade em outras cidades, os números podem ser muito mais alarmantes. A coordenadora do setor, Elaine Santana explica: “Aqui, quando uma pessoa perde uma tomografia de membros inferiores e posteriores, por exemplo, são quatro exames perdidos, dois nas pernas e dois nos braços”.

A Secretaria de Saúde também pede que os pacientes mantenham atualizados o número de telefone e o endereço cadastrados na Unidade Básica de Saúde dos bairros de onde residem.

“Manter as informações pessoais atualizadas facilita o contato de nossas equipes com o paciente, quando necessário. Por meio desta iniciativa, a gente quer que as pessoas entendam os prejuízos causados ao próximo e a toda equipe da rede pública de saúde quando ocorre uma falta sem aviso prévio ou justificativa”, finaliza a secretária de saúde.

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