Entre esta sexta-feira, 18, e sábado, 19, o Bolshoi em Joinville recebe mais de 380 candidatos para a seleção de novos alunos. Bailarinos de diversos estados do Brasil concorrem a uma das 40 vagas para a Escola do Teatro Bolshoi para o ano de 2025.
Mais de 3 mil crianças participaram do processo de seleção, chegando ao índice de 77 candidatos por vaga. Destes, 387 candidatos vem a Joinville para a continuidade do processo.
Os bailarinos são de Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Mato Grosso Paraíba e Goiás.
Processo
A seleção nacional para novos alunos do Bolshoi em Joinville consiste em duas etapas. A primeira é a médico-fisioterápica, na sexta-feira. Nesta etapa, fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura e articulações.
Os aprovados nessa fase voltam no sábado para etapa artística-musical e cognitiva. Profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.
Aprovados para 2025
Os aprovados na seleção nacional serão bolsistas, com 100% de gratuidade, e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
Vagas oferecidas
São disponibilizadas 40 vagas, distribuídas entre meninos e meninas, que podem ou não ser preenchidas, para o Curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, com duração de oito anos.
Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.
Com 24 anos de implantação no Brasil, a Escola concede bolsas de estudo de 100% gratuitas para cerca de 247 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação, e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal.