A chegada de dias com temperaturas mais amenas traz a condição perfeita para a proliferação das síndromes respiratórias, entre elas a da covid. Segundo dados do mais recente Boletim da Covid, divulgado pelo setor de Vigilância em Saúde de Barra Velha, no mês de abril foram realizados 247 testes de covid. Dentre estes, 244 obtiveram resultado negativo, com apenas 3 positivos, porém a tendência é de que esse número aumente com a proximidade dos dias mais frios.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi reforça o alerta: “Para manter estes índices controlados, contamos com a tomada de consciência coletiva sobre a imunização. A vacina contra a covid é a forma mais eficaz de prevenção da doença”, destaca Lilian.
A transmissão da covid e a evolução para situações mais graves pode ser evitada com a vacinação, ofertada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS para os grupos mais propensos a desenvolver estes quadros.
PÚBLICO-ALVO DA VACINAÇÃO
– Pessoas imunocomprometidas
– Puérperas
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
– Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhos
– Trabalhadores da saúde
– Pessoas com deficiência permanente
– Pessoas com comorbidades
– Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos)
– Funcionários do sistema de privação de liberdade
– Adolescentes cumprindo medidas Socioeducativas
– Pessoas em situação de rua
O imunizante está disponível nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Centro, Itajuba, São Cristóvão, Sertãozinho, Pedras Brancas e Quinta dos Açorianos. Para mais informações, a Secretaria da Saúde orienta que os moradores procurem a UBS do bairro onde residem.