Você leu certo! No primeiro semestre de 2025, ou seja, de Janeiro a Junho, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Araquari atenderam 175.737 pessoas, foram 62.123 famílias visitadas.
Eles caminham muito, percorrem a cidade inteira a pé, de bicicleta ou de carro, para atender a comunidade. Na prancheta ou no tablet, levam informações importantes como, por exemplo, as vacinas disponíveis, marcação e retorno de consultas e exames, ações de combate à dengue e outras doenças. Eles também realizam a atualização cadastral, como endereço, telefone ou cartão do SUS e representam um importante elo entre a comunidade e o sistema público de saúde.
Também estão nas atribuições dos agentes o acompanhamento de gestantes, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes); e orientações sobre alimentação saudável, saúde mental, prevenção de doenças e hábitos saudáveis;
Araquari possui hoje 90 agentes comunitários de saúde, e sempre trabalham identificados com o colete contendo o brasão (símbolo) do município.
Às vezes o morador oferece um cafezinho, às vezes o atende ali mesmo, no portão de casa, independente da recepção, o importante é que receba o ACS para uma conversa rápida.