A cidade de Balneário Piçarras começou, nesta semana, a instalação das primeiras câmeras do novo sistema de videomonitoramento. A iniciativa é da Associação dos Amigos da Segurança Pública de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha (AASP) em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina, visando reforçar a segurança pública com tecnologia de ponta.
“Essa é uma iniciativa da AASP, através de um projeto da Polícia Civil de Santa Catarina, em Piçarras, idealizado pela doutora Beatriz Ribas, delegada titular. A ideia é instalar 30 câmeras em cada cidade, totalizando um projeto de 100 câmeras nas três cidades”, explica o presidente da associação, Cássio Rettor.
As primeiras dez câmeras estão sendo instaladas em Balneário Piçarras, após a assinatura do contrato realizada na semana passada. O sistema inclui equipamentos com tecnologia OCR (leitura de placas de veículos) e reconhecimento facial. Os pontos de instalação foram definidos pela Polícia Civil, mas não serão divulgados por motivos estratégicos.
“Balneário Piçarras está voltando para o jogo, tendo câmeras OCRs e câmeras de reconhecimento facial. Os locais de instalação foram determinados pela Polícia Civil e não serão divulgados. Só quem terá acesso são as forças de segurança, com autorização da associação. As Forças de Segurança Estadual e Forças Federais também farão uso desse projeto”, destaca Cássio.
As câmeras estão sendo instaladas por meio de contrato de comodato com duração de um ano. Segundo o presidente da AASP, os equipamentos já foram pagos e não há uso de dinheiro público na iniciativa. “São só as primeiras 10. Já estão pagas em sistema de comodato e nós vamos em breve estar ampliando esse número. O nosso projeto é chegar ao final do ano com 30 câmeras em Piçarras, sem nenhum real de dinheiro público”, conclui Rettor.