O 1º Encontro do Projeto de Inclusão Socioprodutiva, realizado pelo Sebrae/SC, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca de Penha, reuniu cerca de 60 pessoas no último sábado (26), no bairro Gravatá. A iniciativa promoveu capacitação e suporte para trabalhadores, com foco nas descacadeiras de camarão.
A programação incluiu palestras sobre empreendedorismo e capacitação profissional para o conhecimento e a conexão entre as participantes, além de estimular a geração de renda, com apoio da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Secretaria de Saúde, que prestou 14 atendimentos odontológicos com o Odontomóvel.
“O encontro teve um significado especial para as descascadeiras de camarão, que são protagonistas de uma atividade muitas vezes invisibilizada, mas essencial para a cadeia produtiva da pesca em Penha. Ao proporcionar capacitação, rodas de conversa e momentos de integração, o evento reconheceu o valor do trabalho manual e minucioso realizado por essas mulheres, que há gerações contribuem com a economia local, muitas vezes sem o devido reconhecimento ou acesso a políticas públicas”, destaca o secretário de Agricultura e Pesca, João Plácido Vieira Jr.O púb
lico foi recepcionado com um café da manhã na Associação Cultural, Beneficente e Assistencial dos Pescadores do Gravatá – APEG. Ao meio-dia, foi oferecido um almoço em homenagem ao trabalho desenvolvido pela categoria que exerce a tradicional atividade da pesca no município.