Marina da Glória
Mineiração Nilson

sábado, 8 de novembro de 2025

quarta-feira, 04 de novembro de 2025

Marina da Glória
Mineiração Nilson

Desenhos de estudantes de Araquari participam de exposição internacional

As árvores que estão no bosque da escola, um ninho de passarinho confeccionado com gravetos coletados do chão, ou um túnel sensorial com recurso de áudio e imagem

As árvores que estão no bosque da escola, um ninho de passarinho confeccionado com gravetos coletados do chão, ou um túnel sensorial com recurso de áudio e imagem. Foram muitas as experiências vividas pelos estudantes das escolas municipais de Araquari.
Na dinâmica estava incluída também a pintura de um desenho que vai circular pelo mundo.
O Projeto A Árvore: Biomas Brasileiros é uma realização do Acervo Otávio Roth em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e apoio do Centro de Informações da ONU – UNIC Rio, Faber-Castell Brasil, Editora do Brasil e Editora Salamandra.

O projeto

“A Árvore” é uma instalação itinerante de arte participativa formada por folhas de papel pintadas por mais de 200 mil crianças de cerca de 70 países que, através da linguagem universal do desenho, compõem uma peça única de arte colaborativa. Ela surgiu por meio da iniciativa do artista plástico Otávio Roth e inaugurada na Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS, NY, EUA) em 1990.
Desde seu lançamento, a obra viajou por cinco países e por todas as regiões do Brasil.
Em 2022 o Acervo Otávio Roth, em parceria da Fundação Abrinq, inaugurou uma itinerância nacional pelos biomas brasileiros, com a mobilização de estudantes e formação em Arte e Direitos Humanos para professores da rede pública de ensino, através de parcerias com secretarias de educação. Esta itinerância conta ainda com o apoio da Faber-Castell do Brasil, Editora Salamandra, Editora do Brasil e do Centro de Informações da ONU para o Brasil. Desde então, contou com a parceria de secretarias de educação de todo o Brasil, mobilizando mais de 108 mil estudantes, 2.193 professores de 368 escolas.

Participação dos estudantes de Araquari

Araquari foi convidada a participar do projeto com nove escolas, um total de 3.800 crianças.
O Acervo Otávio Roth disponibilizou, gratuitamente, kits pedagógicos com materiais e formação para os professores realizarem as oficinas de sensibilização e desenho. No kit havia também livros e um álbum com os 30 artigos da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Cada estudante pintou dois desenhos, um para ficar na escola e outro que foi enviado para São Paulo onde fará parte de uma obra artística única e colaborativa, composta por criações de mais de 200 mil crianças de cerca de 70 países.
As escolas municipais de Araquari que participaram do projeto são a EM Amaro Coelho, Antenor Sprotte, Cauã Floriano França, Francisco Jablonsky, João Agnelo Vieira, Ponto Alto, Professora Cristina Marli Zipf Ribeiro, Professora Sheila Cristina Tavares e a Rosalvo Fernandes.

Um ninho para o passarinho

A professora de artes, Luciane Klemm, da Escola Municipal João Agnelo, levou as crianças para dar uma volta no pátio da escola. Em meio às árvores elas coletaram gravetos e confeccionaram um ninho para os passarinhos. Depois, com argila, montaram os pássaros. A professora levou as obras de artes para casa, e processou a cerâmica em um forno. Com as esculturas prontas, as obras voltaram para a escola, e cada passarinho ganhou seu ninho. Foi com essa dinâmica lúdica que as crianças aprenderam mais sobre o meio ambiente à sua volta, preservação da vida silvestre e a importância de preservar o planeta. “Eles ficaram encantados, acho que nunca tinham olhado para o meio ambiente que os cerca, dessa forma. Todos os dias eles me pediam: “profe, é hoje que vamos levar os passarinhos para casa?” Foi encantador participar desse processo, afirma a professora Luciane.

Túnel sensorial

Um livro gigante e um túnel sensorial foi a atração que movimentou a Escola Municipal João Agnelo. Dentro do túnel, recursos de som e imagem mostravam diferentes fases da natureza, um ambiente calmo e tranquilo enquanto tudo é preservado, e como o meio ambiente fica, caso o ser humano não faça a sua parte. Do cenário verde ao ambiente cheio de lixo e queimadas, o túnel sensorial foi um convite à consciência ambiental. O projeto e execução foi da empresa Cia Florestal, e contou com o apoio da Fundação do Meio Ambiente de Araquari (FUNDEMA), Maria´s Garten, Artric, Sítio Arundina e Irineu Imóveis.
No total, 480 crianças de Araquari e de cidades vizinhas, como Balneário Barra do Sul, visitaram a exposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Metais House Hidroprodutos
Cada de Repouso Recanto Bom Viver
Cabral Climatização
Energia Racional
Sidney e Luiz Auto Car
Marolas Restaurante e Petisqueira
Pet Shop Yakusa
Isabelly Marhian - Moda Intima, Fitness e Praia
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 11)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 12)