Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Educação de Penha promoveu, na última quarta-feira, 19, exposições e apresentações da rede municipal de ensino no Espaço Educacional do Futuro. A ação integrou a culminância do projeto Sementes de Equidade, desenvolvido com os alunos ao longo do segundo semestre do ano letivo.
As 25 unidades escolares municipais expuseram os trabalhos dos alunos em um museu itinerante, enquanto nove unidades realizaram apresentações temáticas. Durante o evento, a secretária de Educação, Cida Emmerich, destacou a importância da iniciativa:
“Uma sociedade justa é formada pela promoção de oportunidades para todos, independentemente de cor e etnia”.
As atividades desenvolvidas em sala de aula dialogaram diretamente com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), conforme estabelecido pela Lei nº 10.639/2003.
O projeto foi aplicado pelo município com monitoramento da Governança da Coordenadoria Regional de Educação de Itajaí. Em maio, o corpo docente, discente e a equipe da rede municipal de ensino participaram de uma palestra sobre diversidade e equidade étnico-racial. Já em setembro, parte da equipe realizou uma visita ao centro histórico de Florianópolis, com mediação especializada sobre a temática para aprimorar o desenvolvimento das atividades.

























