A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio da Unidade Básica de Saúde do bairro Centro promove ação sobre a gravidez na adolescência.
Não pule etapas! Essa foi a mensagem deixada para os alunos de 14 a 16 anos da Escola de Educação Básica Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar. Na última quarta-feira, 26,a equipe da Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro Centro promoveu bate papo alusivo ao tema gravidez na adolescência. A ação aconteceu em dois períodos, manhã e tarde, com alcance total estimado de 140 jovens do público feminino e masculino.
A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, comenta sobre a necessidade de abordagem do tema: “A gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública que precisa ser resolvido com apoio multidisciplinar”, destaca Lilian.
A conversa foi dividida em etapas. Foram repassados vídeos contendo informações sobre as formas de assistência ofertadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, métodos contraceptivos e depoimentos de adolescentes grávidas. Na sequência, a médica, Lidania Herrera, e a enfermeira da UBS trouxeram questionamentos aos jovens para fixar o conteúdo exposto e criar um momento de interação com a classe.
A enfermeira Ana Paula Caldas fala sobre a receptividade da iniciativa: “Apesar de ser um tema delicado, percebemos que os estudantes estavam bem atentos e interessados na apresentação. Ouvimos depoimentos pessoais e falas conscientes de muitos deles. Isso nos mostra que a prevenção continua sendo a melhor estratégia”, finaliza Ana.
Para encerrar os trabalhos, a equipe da UBS fez a oferta de preservativos masculinos e femininos. Ações como esta foram elaboradas com o objetivo de conscientizar os adolescentes e a comunidade, a fim de evitar novos casos de gravidez precoce.
Comprometida com a causa, a Secretaria de Saúde de Barra Velha segue compartilhando conteúdos alusivos ao assunto nas redes sociais da pasta.