Nos primeiros nove meses do ano, a Secretaria de Saúde de Penha dobrou a quantidade de exames de mamografia realizados – em comparação com os doze meses de 2024. Até o momento, foram realizadas 1.016 mamografias.
“A previsão é de que, até o final do ano, sejam realizados cerca de 2600 exames, entre mamografias, ultrassonografias de mama e transvaginal, além de consultas com mastologistas”, detalha o secretário de Saúde, Nestor Filipe da Luz. Nesse momento, apenas 20 mulheres aguardam na fila para mamografia.
Em 2025, o município passou a contar com o credenciamento de novas clínicas parceiras, ampliando a oferta de atendimentos junto ao SISREG e consórcio da AMFRI, que atuavam no ano anterior.
Neste mês de outubro, com o objetivo de intensificar ainda mais a oferta e garantir maior acesso à população, foram adquiridos novos exames de mamografia. Eles serão realizados em clínicas localizadas em Balneário Camboriú e Balneário Piçarras. A Saúde municipal também prevê um novo credenciamento para disponibilizar mais exames a partir de novembro.
“O aumento expressivo no número de mamografias e exames preventivos é resultado do compromisso da nossa gestão com a saúde das mulheres penhenses. Ampliar o acesso aos exames é garantir diagnóstico precoce, cuidado e qualidade de vida. Estamos investindo para que nenhuma mulher fique sem atendimento”, destaca o prefeito Luizinho Américo.

























