Um guarda-vidas de Navegantes resgatou, em um ato de herói, um adolescente de 15 anos que já estava desacordado no mar, no canto sul da praia Central de Navegantes. O afogamento aconteceu ao meio-dia desta sexta-feira, em uma área não patrulhada pelos socorristas, a cerca de 550 metros ao sul do posto de observação.
O guarda-vidas avistou o adolescente com o auxílio de binóculos e correu até o local. Ao chegar próximo à corrente de retorno, encontrou o jovem desacordado, submerso na água, a aproximadamente 100 metros da faixa de areia.
Durante a abordagem, constatou que o menor estava desacordado. Ainda dentro da água, fez respiração boca-a-boca antes de iniciar a retirada da vítima do mar. Durante o resgate, o adolescente vomitou e espumou pela boca, sinais característicos de afogamento grau 3.
Já na areia, o jovem recuperou a consciência, embora ainda bastante debilitado. O adolescente foi levado para o hospital por uma ambulância avançada do Samu. Ele é morador de Navegantes.
Uma viatura da coordenação passava pelo local e prestou apoio ao guarda-vidas, além de orientar dois outros menores que acompanhavam a vítima, todos desacompanhados de adultos. “O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de que menores de idade estejam sempre acompanhados por responsáveis e que os banhistas respeitem as áreas patrulhadas pelos guarda-vidas, reduzindo os riscos de acidentes no mar”, alertou a corporação, em nota.










