Vencedora de prêmio nacional, Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo recebe sala de robótica

Na manhã desta quinta-feira (4), os alunos da Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, na localidade do Majorca, ganharam uma nova ferramenta para transformar a educação

Compartilhar:

Na manhã desta quinta-feira (4), os alunos da Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, na localidade do Majorca, ganharam uma nova ferramenta para transformar a educação. Vencedores nacionais na categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Dengue: nem sempre o mosquito é o vilão”, eles receberam um laboratório de robótica pela conquista do Prêmio Liga STEAM 2023.

“Precisamos parabenizar os alunos pelo prêmio conquistado nesse projeto tão bonito. São prêmios que têm muito a ver com a capacidade de nossos professores e gestores, que se dedicam para dar a todos os estudantes uma educação de qualidade”, disse o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, que compareceu à solenidade acompanhado do vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira.

Coordenado pela professora Viviane Souza da Silva Gonçalves, o trabalho premiado foi desenvolvido pelos alunos da 7ª série e procurou mostrar que o combate à dengue depende da ação humana. Os estudantes produziram um repelente de citronela, uma câmara automatizada para aplicação do repelente nas pessoas e um mapa colaborativo com focos de dengue no entorno da escola, para informação da comunidade.

Para o Diretor da unidade de São Francisco do Sul da AcerlorMittal, Sandro Sambaqui, a entrega do laboratório é uma resposta ao esforço e dedicação de cada um dos estudantes e colocá-los cada vez mais em contato com um mundo altamente conectado. “É um laboratório para mostrar que o conhecimento, a ciência e a tecnologia fazem cada vez mais parte da nossa vida”, disse ele.

Uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o primeiro lugar no Prêmio Liga STEAM rendeu à escola, um ambiente laboratorial é composto de notebook, impressora multifuncional, impressora 3D, televisor, kits educacionais Lego, mobiliário e conexão wi-fi, conjunto avaliado em R$ 350 mil.

Segundo a secretária de Educação, Ivana Ramos, “parcerias com empresas do tamanho da ArcelorMittal fazem muita diferença para a educação do município. Esta sala, por exemplo, vai contribuir muito com o aprendizado de todos os estudantes e, com certeza, teremos muitos prêmios pela frente”, afirmou.

Sobre o Liga STEAM
O Liga STEAM é o maior projeto de difusão dessa abordagem educacional no país e visa aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula. O STEAM estimula os estudantes a desenvolver projetos para resolver questões cotidianas ou da comunidade, usando conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (formando a sigla STEAM em inglês). A estratégia visa conectar parcerias e somar forças e investimentos na educação, sendo bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.

Deixe uma resposta

Compartilhar: