O projeto “Veterinários Mirins” teve seus primeiros formados no último sábado (13), em Navegantes. Ao todo, 56 crianças e adolescentes, com idades entre 07 e 17 anos, participaram da cerimônia. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Proteção e Cuidado Animal, e os Bombeiros Voluntários.
A formatura aconteceu no Centro de Treinamento dos Bombeiros Voluntários, no bairro Escalvados. Para receber o diploma, os alunos, que também integram o programa Bombeiro Mirim, participaram de uma série de atividades ao longo de seis encontros, entre agosto e setembro, incluindo temas como alimentação, higiene, vacinação e apresentação do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba).
Helena Alves, de 09 anos, foi uma das ´veterinárias´ formadas. “Eu aprendi a cuidar dos animais, a respeitá-los e amá-los”, contou.
Fernando Bonito Ams, 08, também aprendeu algo valioso. “Eu aprendi que nunca se pode maltratar os animais porque isso é crime”, compartilhou. A mãe, Geane Bonito, 52, disse que também aprendeu junto com o filho. “Meu filho vinha em casa e dizia que não poderia deixar o animal sem vacina. Se eu fosse dar alguma alimentação ao gato fora da ração, ele me alertava que não podia, porque poderia prejudicar o animal lá na frente. Então eu gostei muito e acho importante as crianças saberem disso para levar para dentro de casa”, relatou.
A secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sorilei Dapper, aproveitou a cerimônia para parabenizar todos os envolvidos no projeto, desde os Bombeiros Voluntários até os pais e alunos. “Quero agradecer aos nossos veterinários mirins, que nos surpreenderam ao longo do curso, aproveitaram cada aula, e aos veterinários Gisélica Padovan e Michael Russi, que tiraram do papel e colocaram em prática tudo aquilo que mentalizamos para passar a esses pequenos”, finalizou.

























